terça-feira, 28 de outubro de 2014

Teste de plugin: Jam Origin Midi Guitar

http://mlb-s1-p.mlstatic.com/captador-hexafnico-guitarra-casio-midi-mg510-pg380-14109-MLB2770842169_062012-O.jpgTem duas coisas que marcaram quando comprei a minha primeira guitarra (que era uma Giannini Stratojet) a primeira foi um pedal distorção "marca diabo" que chamada "heavy metal" que fazia um ruído "insuportável para o ser humano" como dizia meu primo (tanto que o pedal teve seu destino selado quando de tanto ruído taquei o mesmo contra parede) e a segunda era um professor de guitarra que estava demonstrando um novo produto da loja: um sintetizador  de guitarra Roland GR (não sei se era o 20 ou 5) e eu meu primo ficamos maravilhados com som de piano, flautas, sopros que saía pelos falantes. Quando comprei minha primeira pedaleira (a excelente Boss ME-8) fiquei triste por que não saía som de piano! E até descobrir que eu precisava de um captador "hexafônico" (como na guitarra aí da foto ao lado) ligado a um sintetizador, módulo ou computador para produzir aqueles sons que ouvi na loja já tinha aprendido a tocar teclado. Porém de um tempo para cá comecei a sentir a falta de usar a guitarra para reproduzir outros instrumentos (principalmente quando estou compondo) e fui atrás desses captadores e descobri o que antes era fácil de comprar (acho que perdi umas 5 oportunidades de comprar um deles) ficou complicado pois apenas importando você consegue um. Então fui ver os http://geargods.net/wp-content/uploads/2013/12/jam-origin-midi-guitar.jpgpreços de guitarras midi (que são guitarras que vem com esses captadores) e descobri que a mais barata no brasil não saí por menos de 3 mil!
Porém desde o ano passado existe um software/plugin que tenta "realizar" o sonho da "guitarra midi" sem o captador hexafônico, o Jam Origin Midi Guitar é o primeiro software que realmente "funciona" sem o captador. Já tinha testado outros mas todos eram muito "experimentais"  e esse software realmente trás o som "midi" para a guitarra que embora não seja "100% perfeito" já está de bom tamanho comparando que nada antes havia para os guitarristas, baixista e violinistas  tocarem sons de piano, sax, orgão, pads e até bateria em seus instrumentos sem precisar de um adaptador especial.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Produção: a era do Audiovisual

http://img.liczniki.org/20130423/259617556_640-1366732582.jpg A evolução da informática é muita rápida e se há 15 anos ela era uma coisa de "elite" (só as pessoas mais ricas tinham acesso) ou de "nerd" hoje em dia ela está presente em praticamente 80% da população (a maioria das pessoas hoje tem algum acesso a internet seja com computador, tablet ou smartphone) seja por via Wi-fi ou 3G. Recentemente vi um vídeo sobre "Cds comerciais" e o mais ´que logo no inicio do vídeo o produtor fala sobre o "facebook" e como as pessoas estão querendo ver coisas "mais curtas" geralmente os vídeos. Um dos motivos que não faço vídeo aulas é que nos últimos anos esses vídeos ficaram bem acessíveis no you tube e até tem "vídeo aulas" de "magos" da produção musical então prefiro escrever (assim você pode salvar a postagem e arquivar)e essa nova geração (e a antiga que vai na onda) está muito "plug-and-play" e já não se vê mais pessoas comprando CD e sim pessoas acessando o "You Tube" querendo "ver e ouvir" a música ao mesmo tempo. Já tinha comentando também sobre isso nessa postagem, o "audiovisual" hoje em dia para música se tornou "exigência" e isso explica como muitas músicas "bizarras" de artistas "bizarros" que ganham destaque facilmente (basta ver o quadro do programa da Eliana nos domingos) pois muitas vezes não é a música que é legal e sim o vídeo!Um exemplo "comercial" é a música "Looking for some girls" do "DJ Boombay" que nunca ouvi nas rádios mas todo mundo vê o vídeo no youtube! (por que será?KKK)...
 
  

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Mixagem e gravação: 10 motivos que mostram porque monitor de áudio tem que ser a primeira coisa a comprar!


http://thedspproject.com/wp-content/plugins/simple-post-thumbnails/timthumb.php?src=/wp-content/thumbnails/982.jpg&w=200&h=150&zc=1&ft=jpgEssa semana comecei a retomar meus trabalhos de gravação no meu novo “home Studio” que estou montando aos poucos. Uma das coisas que pretendo colocar é um novo sistema de “monitoração” e estou em dúvidas ainda no que comprar ou se vou manter o que tenho (afinal nunca me deixou na mão) porque os preços andam “muito salgados” (é triste ver que num site americano o monitor que você quer convertido já em reais custa metade do preço em qualquer site brasileiro) e nesse ponto (assim como informática) essas coisas tiveram um aumento “bem relativo”. Quem já leu minha “apostila de gravação” deve ter visto que a primeira coisa que aconselho a comprar em um home Studio é o sistema de monitoração de áudio porque além de ser caro (o mais simples não sai por menos de R$600) é praticamente “vital” nas mixagens e se ainda mais se você tiver uma placa de som de “ponta” sem monitor de áudio pouco adianta (já vi isso acontecer e muito) porque você corre o sério risco de fazer uma boa gravação e um mixagem ruim! Então a seguir veremos 10 motivos porque o “monitor de áudio” é tão necessário e importante!

01)Computador é só que você usa para grava e mixar.
Por mais que você leia livros, apostilas, veja vídeos, participe de fóruns essa história que para gravar precisa de um “I7 com 192 Gb” é  conversa de quem não sabe lidar com mixagem ou ainda tem muito que aprender!!! Acredite, com um Dual Core, X2, Celeron Duo ou até mesmo um Pentium 4 ou Sempron com 2 Gb de memória você ainda consegue fazer muitas coisas!!! A poucos VST/DX que precisam exclusivamente de um “sistema 64 bits” (porém a tendência é aumentar devido ao fim do suporte a Windows XP). Tenho um Notebook Dual Core com 4 Gb e Windows 7 faz muita coisa ainda, principalmente agora que os computadores estão caros novamente (isso lembra os anos 90). Como já expliquei em outras postagens, plugins não resolvem sua gravação se você não tiver bons equipamentos e uma boa placa de som!!! Por isso se você tem grana não entre em dúvida: compre o monitor de áudio e uma boa placa de som (As placas de som também não precisam de um supercomputador). Claro que isso não é uma regra a ser seguida (afinal nunca é bom ter um computador tão defasado) e sim estou mostrando que não importa qual o computador atual que você está usando, ele irá segurar  a “barra” perfeitamente enquanto você se recupera do investimento feito no monitor de áudio.


02)Multimídia é uma coisa, referência é outra
Muitos sites estão vendendo “monitores multimídia” como”monitores de áudio para home Studio”. E qual a diferença? Primeiramente “monitores multimídia” são projetados para tocar “sons com alta fidelidade” mas não é a garantia que ele te dará “graves robustos”  na mixagem (pois eles foram feitos para tocar sons já prontos e não que estão sendo construídos). Já os monitores de referência como o nome já diz são feitos para dar a “frequência” nua e crua e por isso vem ajustados em “flat” com divisores de frequências dentro deles. Porém alguns “monitores multimídia” desempenham realmente as duas funções, por isso deve estar bem atento a “suas descrições técnicas” mas dificilmente custarão menos de R$800,00. Até você pode montar um, porém o que você irá gastar nos componentes eletrônicos e nos falantes, já não compensam! Veja essa video para entender melhor:




 Lembre-se também que o tamanho não importa, veremos isso no próximo item.