terça-feira, 23 de setembro de 2014

Dicas de Masterização do plugin Izotope Ozone

http://www.orbem.co.uk/cons/images/dconD_79.jpgNa semana passada eu passei algumas dicas de "distorção harmônica" que estão presentes nos dois ótimos livros(e gratuitos) da Izotope conhecida por fazer o melhor "masterizador" em plugin: o Ozone 5, alémdos plugins Trash (distorção harmônica), Alloy (buss plugin) e Nectar (voz).Hoje vou colocar algumas dicas presente no livro “Mastering with Ozone” que servem também para mixagem e ainda com algumas observações pessoais. Lembrando  que este livro está disponível em “inglês” neste link.Leia com calma! Essa postagem é longa! De preferência “copie e cole” no Word ou converta para pdf!

DAW: A que você usa ou programa de áudio com função de finalização (como o Sound Forge ou Wavelab).
Dificuldade: Médio a Difícil (requer atenção)


O que há de errado com a minha música? 
• Não é alto o suficiente. Parece próxima fraco perto de outros CDs. Girando o botão de volume para cima ou para baixo em não resolve o problema. Soa mais alto, mas não, “bem mais” alto.
• Parece maçante. Outros CDs têm um brilho. você tenta impulsionar o EQ em frequências altas, mas agora sua música chata e barulhenta.
• Os instrumentos e vocais soam fracos. Músicas comerciais têm uma plenitude que você sabe que vem de algum tipo de compressão. Então você pega um preset em um compressor e muda alguns controles. Agora, toda a mixagem soa esmagada. O vocal pode soar mais cheio, mas a pratos têm nenhuma dinâmica. Está cheio ... e sem vida.
• O baixo não tem pegada. Você tenta impulsioná-lo com um pouco de baixo no “low end”, mas que soa mais alto e mais confuso. .
• Você pode ouvir todos os instrumentos em sua mixagem, e todos eles parecem ter o seu próprio "lugar" na imagem estéreo, mas a imagem geral soa mal. Em outros CDs têm largura e imagem que você simplesmente não consegue obter a partir de “pan” nas faixas individuais.
• Você tem reverb nas faixas individuais, mas apenas soa como um monte de instrumentos em um monte de diferentes espaços. Seus outros CDs têm uma espécie de espaço igual que traz toda as peças. Não como “quartos” dentro de um “quarto”, mas um "brilho" que funciona em todo o mix. 
Não se preocupe, você está fazendo nada de errado. Há apenas algumas coisas que ainda precisam serem feitas para conseguir que "o som." Você só precisa das ferramentas certas e uma compreensão de como usá-las. você não se tornará Bob Ludwig durante a noite (ou, provavelmente, nunca), mas você pode fazer melhorias em suas gravações dominado com um pouco de trabalho.
Se pudéssemos terminar o próximo hit  da “Christina Aguilera” estaríamos A escrever códigos e manuais ou sentado em um estúdio de masterização com Christina Aguilera? O que podemos dar é o software de masterização de qualidade profissional (iZotope Ozone) e a orientação sobre como usá-lo. Mas no final, não há respostas certas, respostas erradas, e sem regras. finalmente se houver, a gente ainda não  encontrou. Então, no final apenas tente experimentar e se divertir.


Dica Palco KH:
Pra quem faz mixagem lembre-se bem destes termos (já comentados em outras postagens)
Low End – É o final grave depois dos 40 Hz.Chamado de “sub bass” ou “gravíssimo”.  Geralmente que atinge essa faixa é o baixo, bumbo, efeitos especiais (como trovão ou explosão) e synthpads pesados.  Estilos como música eletrônica, músicas do sul (valsa, vanera, marcha),estilos nordestinos (arrocha, forró) estilos sertanejos (country,  alguns S.U ),regaton e heavy metal (principalmente os que usam pedal duplo) e precisam de um definição “clara” nesta área. Porém aumentar aqui é totalmente desaconselhável, o certo é aumentar outra freqüência (geralmente entre 3 – 6 kHz) para ver se há “clareza” por aqui. Lembre-se que se essa região é mais “sentida” do que ouvida por isso atualmente ela tem mais base para mixagem em surround.
Bottom End – Essa faixa começa em 80 Hz e termina em 120 Hz. Essa é a parte que dá “força” as notas  da região “médio grave” do baixo, da guitarra e do violão, porém é todo final do “médio grave” isso quer dizer que também podemos conseguir sons bons do bumbo, tons e teclas esquerda piano/teclado aqui. Uma curiosidade: em muitos Half Stack  ou amplificadores para baixo e guitarra, o botão “bottom ” é justamente para diminuir ou aumentar a presença do instrumento nessa faixa.
High End – É o final agudo depois dos 16 kHz – 22 kHz. Chamado de “High, Treble” ou agudíssimo. Sua principal função é deixar a música na “cara”. Se sua música está toda correta e com um monitor de referencia bom é possível ouvi-la toda nessa faixa, além que “pequenos aumentos” aqui podem dar clareza a música, porém isso somente nas masterização. Aumentos relativos altos em 15 kHz podem dar mais “realidade” a samples e instrumentos MIDI, porém somente experimentando. 
Termos técnicos em inglês: muito das coisas que conhecemos aqui recebe outro nome lá fora. Um exemplo em inglês os valores de freqüências são diferente dos nossos:
Bass – Se refere ao “grave”
Mid – Se refere ao “médio”
High/Trebble – Se refere ao “agudo”
Por isso se você usar um tradutor (como o do Google) ele irá traduzir ao “pé da letra” esses termos: bass é baixo e high é alto. Somente o mid/middle  continuará médio. 
.
O QUE É MASTERING(masterização)? 
Embora existam muitas definições do que "masterização" o propósito deste guia que nos referimos  a"Masterizar" o processo de tomar uma mixagem e prepará-la para a fabricação. Em geral, esta envolve as seguintes etapas e metas.
O som comercial
O objetivo desta etapa é fazer uma boa mixagem (geralmente sob a forma de um arquivo de som) e colocarpara tocar. Isso pode envolver níveis de ajuste e, em geral, "suaves" na mixagem. Pense nisso como a última camada de bolo, ou a diferença entre uma boa mixagem som e um som profissional. Este processo pode envolver a adição de ampla equalização, compressão multibanda, excitação harmônica, intensidade de maximização, etc... Este processo é na verdade muitas vezes referida como "pré-masterização" mas vamos referir a ele como masterizar pela simplicidade. O Izotope Ozone foi criado para tratar especificamente desta etapa do processo: colocar esse som final profissional ou "comercial" em um projeto que tem sido mixados em um arquivo de som.
Consistência entre o CD 
Uma consideração deve ser feita para faixas individuais de um trabalho CD quando tocadas juntas. Existe um som consistente? Os níveis estão combinados? O CD tem um comum "Personalidade"? Este processo é geralmente o mesmo que do passo anterior, com o adicional consideração de faixas individuais como o som em seqüência. Isso não significa que você pode fazer uma predefinição em Ozone e apenas usá-lo em todas as faixas de modo que todos eles têm um som consistente. Em vez disso, o objetivo é minimizar as diferenças entre as faixas, o que provavelmente irá significar diferente configurações para diferentes faixas.
Preparação para duplicação 
A etapa final envolve geralmente a preparar a música ou seqüência de músicas para a fabricação e duplicação. Este passo varia dependendo do formato de entrega pretendido. No caso de um CD que pode significa a conversão para 16 bits / áudio kHz 44,1 por amostragem, composição de cores e definir pista índices, as lacunas de pista, códigos PQ, e outras marcas específicas de CD. O Izotope Ozone não é projetado para atender estas funções, por si só, mas sim a intenção de trabalhar dentro de produtos dedicados como iZotope RX e RX Avançado, Avid Pro Tools, Steinberg Wavelab, Sony Sound Forge, Cakewalk SONAR, Adobe Audition, Ableton Live, e outros. 

Software e Placa de Som 
Para masterizar em um computador que precisa de algum tipo de software de edição e uma placa de som. tem muitas opiniões e artigos sobre software e placas de som, para que adiar a outras fontes para que a faça a sua escolha. Um ponto importante é que, quando  se est[a masterizando você está realmente apenas focados em colocar toda a mixagem em um “único arquivo” estéreo (render ou bounce file). Aplicativos como o Pro Tools, Wavelab, Sound Forge, e Adobe Audition são projetado especificamente para trabalhar com arquivos estéreo. No entanto, você pode trazer um arquivo de som em um programa multitrack (ou seja, SONAR, SAW, Samplitude, Vegas, Cubase, Nuendo, Logic, etc) numa única faixa estéreo e masterizar dessa forma. Recomendamos  não fazer mixagem e masterização em único um passo ou esteja, tentando masterizar e mixar ao mesmo tempo. Primeiro problema é o consumo de CPU desnecessário e o segundo problema é que você está tentado mixar, masterizar, organizar, e talvez até mesmo regravar na mesma sessão. Quando estamos trabalhando nós com a separação das sessões de gravação, mixagem e masterização. Você se concentra no som geral da mixageme faz melhorias em vez de pensar "Eu me pergunto como que parte synth soaria com um diferente Patch? "pode obter o mix que você quer, mixar num arquivo de som, e em seguida, masterizar como um último passo separado. 

Dica Palco KH
Nada se corrige individualmente no máster! Sua finalidade é deixar as músicas prontas (mesmo volume e intensidade) para prensagem no CD. Se você não consegue acertar você tem que voltar para mixagem! Masterização pode é um processo bem delicado e exige concentração, percepção e calma.  Lembrando que aqui falamos numa “masterização por conta própria”. Quem tiver uma trabalho bem gravado & mixado (mesmo em casa) é sempre bom procurar um estúdio profissional para masterizar (procure na internet) .
A DAW que vocês está acostumado é a correta! Cuidado com as opiniões que dizem que Sonar é melhor que Cubase e Pro Tools é melhor que os dois. Entre um computador só com DAW Pro Tools (somente o programa) e outro com uma DAW simples como CoolEdit  porém com placa profissional, conversores analógicos e monitores de referência caros, advinha quem vai gravar melhor? Quanto melhor seu equipamento de entrada melhor você grava, quanto melhor sua placa de som e seu monitor de áudio melhor você mixa. Quanto mais “limpo” seu ambiente (sem ecos ou desvios) melhor você irá masterizar  (e também mixar). 

Efeitos Mastering 
Quando masterizar, normalmente você está trabalhando com um conjunto limitado de efeitos específicos.
• Compressores, limitadores, expansores e “Gates” são usados para ajustar a dinâmica de um mix. Funcionam ajustando a dinâmica de frequências ou instrumentos específicos (como a adição de ganho se é necessário para soar melhor o baixo ou vocais) um efeito dinâmico multibanda, em oposição a um compressor banda única que se aplica a toda a gama de frequências na mixagem.
• Equalizador são usados para moldar o equilíbrio tonal.
• A reverberação pode adicionar um brilho global para a mixagem, em complementação à reverberação que pode ter sido aplicado nas faixas individuais.
• Efeitos Stereo (stereo enhancer) pode ajustar a largura percebida ea imagem do campo de som.
• Harmonic exciters pode adicionar uma presença ou "brilho" à mixagem.
• Loudness Maximizer(maximizadores) pode aumentar o volume da mixagem, limitando simultaneamente os picos para evitar recorte.
• Dither fornece a capacidade de converter gravações de comprimento maior formatos (por exemplo, 24 ou 32 bits) para profundidades mais baixas  (por exemplo, 16 bits), mantendo a faixa dinâmica e minimizando distorção de quantização.
Dica palco KH
Se você não usa o Ozone ou não tem, individualmente com plugins, fica como este vídeo abaixo:



Dicas gerais de EQ
1)Tente cortarbandasem vez de aumentar aelas.
2) Cortar ou aumentar mais de 5dB significa que você provavelmente tem um problema que você não pode consertado “master”estéreo.Volte para a etapa de mixagem.
3)Use o menor númerode bandas possível.
4) Usedeclives suaves(largura de bandalarga,baixoQ).
5)filtro “Shelve”ou“high pass”abaixo de 30Hz para se livrar do ronco grave (rumbless)de frequência e ruídos.
6)Tente usardinâmicade graves(ou seja,compressãomultibanda) em vez de aumentar ou abaixar oEQ, se você estiver tentando adicionar soco no baixo ou bumbo.
7)Tente trazer os instrumentos, aumentando os ataques ou as freqüências harmônicas do
instrumento em vez de apenas aumentar a sua"menor" de frequência fundamental.Se você tentar trazer irá as notas fundamentais de cada instrumento em seu mix só vai soar como embolado.
8)Tente usar ”excitação harmônica multibanda” (harmonic exciter)em vez de impulsionar os agudos do EQ para dar um brilho ou fazer brilhar.Isso (como tudo neste guia)é puramente subjetivo. Compare excitaçãoharmônica para o efeito de um aumento suave em cerca de 12-15kHz.
9)Use seus ouvidos e os olhos.Compare como utras mixagems, utilizando ambos os sentidos. Pode acentuar sibilância de forma indesejável.
Dicas gerais de reverberação 
Como qualquer efeito, é fácil exagerar reverb. Algumas dicas para "mantê-lo real": 
• Bypass no reverb masterização de vez em quando para obter uma verificação da realidade. Na maioria dos casos, reverb deve ser "sentido" mais do que é ouvido, quando usado em tudo em uma mixagem.
• Se você quer "mais" reverb, tenha em mente que você tem várias opções. Você pode aumentar a quantidade “wet” (o nível do reverb misturando em sua mixagem), ou você pode aumentar o “Decay Time” (o tamanho de reflexão da sala) ou você pode aumentar a largurada sala (width). Ajuste cada um deles, em seguida, use a janela “History” (para decidir qual o ajuste foi o mais eficaz.
• Você pode reordenar onde a reverberação é aplicada na cadeia de sinal. Por padrão, é antes dos “módulos multibanda”. Tente colocá-lo após o módulo “Dynamics” para um efeito ligeiramente diferente. Em vez de comprimir o reverb, você estará adicionando um pouco de reverb ao sinal comprimido. Você pode gostar do som de um mix comprimido, mas com um pouco de "ar" descompactado em cima dele.
• Compare com mixagems comerciais para uma verificação da realidade. A comparaçao depende do som que você está mixando. Algo como Steely Dan é muito seco (como reverb acústico quarto) onde algo como George Michael ou Phil Collins pode ser muito exuberante (um som de reverberação placa estúdio). Mire no estilo que você está fazendo (uma balada pop é bem diferente de um hip hop).
• Se você estiver aplicando uma ampla reverberação (tipo “room” entre 100-200) preste atenção no “phase meters” (medidor de fase) e use as opções de canal.
Dica Palco KH
A função do reverb é encaixar todo mundo num só ambiente. Um bom teste é pegar um reverb (possivelmente você irá testar todos os tipos) e colocar no “máximo” e ir diminuindo gradualmente e ver se o som melhora ou fica “embolado”. Reverb no master não é regra geral, porém já li muito sobre engenheiros “caprichando” no “master reverb” entre 10 – 22 kHz. Faça o teste e tire suas próprias conclusões. 
Dicas de compressão simples
Estratégia Geral de compressão 

Aqui está uma seqüência de passos que você pode usar para começar a usar um compressor de forma eficaz.
1) Defina a relação. Dependendo do que você está tentando compactar, aqui estão alguns pontos de partida para tentar.
a. Mixagem completa: Tente usar “Ratios” em 1,1:2,0 .
b. Bass, bumbo: Tente 3,0-5,0. Dependendo do som que você está atirando para, você pode até mesmo usar até 10 (ratio).
c. Vocais: Tente 2,0 a 3,0. O seu mix, seu gosto, ou o efeito desejado pode mudar radicalmente onde definir estes. 

2) Traga o seu limite (threshold) até  um pouco acima do nível médio do mix e aumente o ganho como você vê o ajuste para aumentar o sinal comprimido. 

3) Experiência com ataque (atack) e liberação (release) . Sem uma boa dica aqui, mas lembre-se que ataques mais curtos estabilizam mais os transientes (mudança dos instrumentos no som) mas, eventualmente, irá causar distorção. Assim, você  poderia tentar mudar para o menor ataque possível antes de ouvir qualquer tipo de mudança.
Dica Palco KH: Não esqueça de ler aqui nossa postagem completa sobre compressão simples!


Definir os cortes num compressor Multibandas 
Então, onde você definir as bandas? Em geral, você quer tentar dividir o seu mix de modo que cada região capture uma seção de destaque de seu mix. Por exemplo, a estratégia por trás dos pontos de corte de banda predefinida é a seguinte:
Banda 1: esta faixa é definida de 20 a 120 Hz, para se concentrar o "molho" do baixo e do bumbo e também o surdo.
Band 2: estende-se de 120 Hz para 2,00 kHz. Esta região normalmente representa os  “fundamentais” dos vocais e da a maioria dos instrumentos de médio porte (violão, guitarra, piano/teclado lado direito, sopros, caixa) e pode representar o "calor" da região do mix.
Band 3: se estende de 2,00 kHz a 10 kHz, o que normalmente pode conter os pratos,xipo, harmônicos superiores dos instrumentos, e a sibilância ou "sss" dos vocais. Esta é a região que as pessoas costumam ouvir mais os agudos.
Banda 4: Banda 4 é a faixa de freqüência superior absoluta, que se estende de 10 kHz a 20 kHz. este é geralmente percebido como "ar".
Se você pode ouvir as "partes" de seu mix capturados em cada uma das bandas que você está em boa forma. Senão ouve  sei exatamente onde colocá-las, não se preocupe. Uma vez que você começar a aplicar de processamento para cada um dos as bandas que você vai começar a desenvolver uma intuição para onde eles devem ser definidos. As principais idéias deste ponto são simples: 
• efeitos Multibanda são aplicados de forma independente em até quatro faixas separadas. 
• Cada banda deve representar uma região musical de seu mix (baixo / vocal, presença, xipos / harmônicos, ar, etc).
• Você pode ajustar os pontos de corte de cada uma dessas bandas.
• Você pode silenciar a saída das bandas para ouvir exatamente o que está passando pela bandas restantes.
• Então vamos deixar por isso mesmo, por agora e divirta-se com um pouco de processamento multibanda.
Nota Palco KH
 quem acompanha o blog lembra do “teste dos vinte?”. É o teste que criei baseado nas freqüências solo do compressor multibanda.  Existe uma regra bem simples: quem usa “monitor  de áudio de referência” irá notar que num volume médio, todos os instrumentos de música comercial estarão presentes (uns mais fortes outros mais fracos) numa faixa de 40 Hz a 18 kHz. Quem está usando um monitor multimídia ou aparelho de som irá notar que alguns instrumentos soam mais “alto” que outros e no final ouvirá apenas o “hiss” dos mesmos.  O termo “compressor Multibanda”  é freqüentemente referido em “inglês” como “Dynamics” ou “Multiband”. 

Tratamento vocal com compressor multibanda
Um compressor multibanda é ótimo para controlar ruídos indesejados nos vocais, incluindo pops, "sss" sons, etc
• A banda “grave” (120 Hz e inferior) pode ser utilizado para limitar e comprimir "pop" e afins 
que aparecer. Use um ataque relativamente rápido para capturar o transitório "pop". 
• Para controlar "sss" sons (como um de-esser) começar com uma banda “médio agudo” variando a partir de 3 kH para 10 kHz e uma relação de qualquer lugar de 5 a 8 Derrubar o limite apenas para o ponto em que os picos das sss de são compactados (normalmente em torno de 2-6 dB) e definir um ataque rápido.
• Você pode adicionar "presença" para os vocais através da compressão e trazendo o ganho ligeiramente para a região de 4 a 8 kHz. Use o “ratio” entre 1.5 e 2.5.
• A região de respiração ou arejado está no 10 kHz e até região. Você pode usar Banda 4 para trazer para fora ou derrubar esta faixa. Usando uma combinação de expansão / compressor, você também pode usar  esta banda com o “gate” para não deixar passar os ruídos da gravação com o microfone.
Dica Palco KH:
Um truque bem manjado: faça um master apenas com a “trilha” e outro apenas com o canal/canais da voz. E faça um master com +1 dB e – 1dB de voz e compare ambos.


Dicas Harmony exciter
O “Harmonic Exciter” tem som distinto e controles simples que você vai aprender rapidamente que configurações de trabalhar para o seu mix. Antes de passar para o próximo módulo, no entanto, aqui estão algumas dicas adicionais: 

• Na maioria dos casos, a excitação das bandas superior (agudas) irá dar o efeito desejado. No entanto o plugin Ozone oferece um modelo de saturação “válvulada” para a excitação harmônica, você pode conseguir um tipo de "emulação de tubo" (válvula)  sobre as faixas mais baixas também. Neste caso, você vai querer experimentar um muito 
pequena quantidade de excitação igual em todas as bandas. Em outras palavras, manter o controle constante em toda Bandas 1-4. 

• Você pode obter um efeito de graves "sujo", aplicando alguns excitação para a banda baixa. Se você é simplesmente indo para mais baixo nível, em seguida, usar o módulo Dynamics, mas a Harmonic Exciter por vezes, pode adicionar o grunge que você está procurando nesses harmônicos baixo (ou, melhor ainda, confira iZotope Trash para extrema multibanda divertido distorção). 
• O modo “Tape” (fita) fornece um tom saturado brilhante; o modelo do tubo (válvula) proporciona um muito dinâmico, transitório e sensação musical; e o modelo de retro fornece uma saturação pesada . O modo de excitação quente (warm)  é semelhante ao tubo, mas é única porque gera apenas harmônicos que se decompõem rapidamente.
• Por padrão, o multibanda Harmonic Exciter é colocado após o módulo Dynamics. Ou 
módulo, dependendo do seu mix e como o efeito é aplicado, pode trazer para fora o ruído em sua mixagem. Se aumentar a excitação em faixas mais elevadas traz o ruído para níveis normais, tente colocar o “Harmonic Exciter” antes do módulo Dynamics (clique no botão Gráfico para reordenar os módulos) e usar o controle porta a porta (gate).
O Ozone também proporciona um controle de "atraso de excitação" (delay) para cada banda. Este não é um efeito de excitação de válvula ou fita  , tanto quanto é um atraso de fase. Definir o “delay” para uma banda compensa esta banda em relação às outras freqüências. Tente compensar o atraso de uma banda grave(<150 Hz ou mais baixo) por ~ 1 mseg. A banda grave vai ficar mais apertado, mas provavelmente menor em volume percebido. 
Porque é mais apertado no tempo, porém, você pode geralmente comprimir ou aumentar o ganho do que  banda no módulo Dynamics para obter "punch", sem um toque ou som de "frouxo".
Dica Palco KH
Um bom plugin valvulado pode ser usado como “harmonic exciter”. Porém se o mesmo tiver controles de grave, médio e agudo ou um equalizador embutido, obtem-se melhores resultados. 
Novamente voltando aos termos técnicos em inglês (anote isso porque é usado basicamente em toda internet):
Delay – tudo que se refere a “atraso” no som, incluindo o próprio efeito (aquele que usamos frequentemente).
Warm – a tradução é “quente” mas o termo se refere a “saturação” das válvulas. Quanto mais ganhos damos a uma válvula, mais ela ficar “incandescente” (como uma lampada) como mostra o video abaixo.
Tube  – raramente você verá o termo “válvulado” (ou valve). É bem mais comum ver o termo “Tube” que se refere ao  “tubo da válvula”.
Tape – indica tudo que for algo que use “fita de áudio” para gerar o efeito. É só lembrar do famoso efeito “tape delay” e como era feito nos anos de 1960 a 1970.

Gate – Se refere ao efeito que “silencia”os intervalos das gravações. É chamado de “portão” porque antes de qualquer som ser tocado, ele mantém o canal em total silêncio. Mais sobre efeito leia aqui.  

Dicas de Imagem Estéreo (Stereo Enhancer)

• Geralmente você pode fazer mais do alargamento (widening) das bandas mais agudas.
 • Você pode até querer fazer "alargamento negativo" das bandas graves para puxar baixo e outro instrumentos para o centro.
• Monitoramento em fones de ouvido vai lhe dar uma falsa impressão da imagem de sua 
mixagem. Você realmente precisa de alto-falantes. Headphones será sempre "mais amplo" 
porque nenhum canal direito está sendo ouvido na orelha esquerda ou vice-versa. (Para tirar essa conclusão check em “mono” a mixagem com o fone de ouvido) .
• Experimente posicionar frequências mais graves com um “delay” multibanda em oposição.
• Mesmo que alargamento multibanda e o “delay” multibanda são efeitos completamente diferentes, o configurações de um pode afetar o outro. Não há regras aqui, apenas estar ciente de que um diferente  ampliando configuração pode alterar o efeito de uma definição de atraso.
• Manter a verificação de compatibilidade mono (deixar estereo por um tempo e mono por outro)
• Ozone suporte a automação, que permite que você altere os valores de controles sobre o curso de uma mixagem . Um truque popular é automatizar a imagem  um mix - ou seja, ampliando o mix em um refrão  depois voltar ao normal para o verso.
Dica Palcokh
Não esqueça de colocar cada instrumento em seu devido “pan” na mixagem! Stereo Enhancer não faz isso! Ele apenas ajusta toda música num mesmo campo estereo! Veja nossas dicas de pan aqui e nossas dicas de “analisadores de espectro” aqui

Dicas de Maximizer (Limiter)

• Use as (IRC) de modos inteligentes para um volume mais transparente,. o modo “Hard” para simular um analógico e o “soft”  para aumentos analógicos suaves de aumento de volume.
• Não coloque a margem acima -0,3 dB. Tecnicamente, você pode definir a margem de 0 dB para que a saída do Ozone é maximizado para o ponto de corte, mas de qualquer processamento posterior ou edição de seu mix poderiao ao limite. Deixe-se um pouco de espaço.
• O Maximizer é colocado em último lugar na cadeia de sinal de Ozone por padrão por critério de finalização da mixagem.
• sonoridade mais agressiva maximização (valores baixos de “threshold”) geralmente requerem  tempos de liberação (release) mais longos.
• O Maximizer em Ozone utiliza processamento de algoritmos avançados e analógico. O que isto significa para você é que você pode fazer extrema maximização de altos volumes.sem distorções ou outros artefatos. Basta considerar se é isso que você quer ou não. Um exemplo é que o “Dark Side of the Moon” (Pink Floyd) é um dos CDs mais vendidos de todos os tempos, e é muito pouco utilizada compressão ou “limiter”. Mais volume significa menos dinâmica (agudos e graves). Sempre há um  meio termo.
Dicas Palco KH
Maximizer e Limiter são praticamente a mesma coisa. São compressores com níveis extramamente “exagerados” e por isso são mais usados na finalização de uma música.  Se você colocar um Peak/Limit de  - 0,3 dB, com um Threshold de – 6 dB, um Attack de 0,25 e um Release de 150 ms e sua música soar “absurdamente alta” é sinal que mixou corretamente! Caso ao contrário você tera um efeito “inverso”. Se você fizer os mesmo ajustes e colocar um Threshold de – 10 dB e sua música “sumir” é sinal que sua mixagem está embolada em algum lugar! 
O pesadelo de quem grava em casa é sempre o “som comercial” porém ele não passa por “apenas um processo” em grandes estúdios. Para um exemplo disso o disco mais perfeito até hoje gravado é o “Brothers in Arms” da banda “Dire Straits”. Ele é tão perfeito que se você pegar e converter uma faixa e colocar “valores” absurdos de limiter/maximizer ele continuará soando dinamicamente! 
Se você tem uma mixagem e um master “bem feito” mas está sentindo falta de volume, não custa nada você “reprocessa-lo”. Por exemplo, você pode pegar um aparelho de cd e colocar na “saída de gravação” da sua placa de som e passar a música que gravou novamente “mais alto” e tentar aumentar  com um limiter/maximizer.  As músicas mais perfeitas de estúdio sempre tem alguns truques na manga!!!

Boa semana!!!

Ótimas gravações!!!


Nenhum comentário: