quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Plugins que vale a pena conhecer: Vox Jam VOX 3.2


http://medias.audiofanzine.com/images/thumbs3/vox-jamvox-iii-400854.jpgComo guitarrista/violinista estão sempre a procura de plugins novos. Embora esse não seja nenhuma novidade no mercado (ele foi lançando em 2012) e nunca tinha experimentado o mesmo. Falo do plugin JamVox da famosa fabricante de amplificadores VOX, disponíveis nas versões x86 (32 bits) e x64 (64 bits) que faz parte de do conjunto JAMVOX vendido pela empresa (parecido com o Guitar Port da Line 6 a foto está ao lado).
 Testei o plugin usando minha Yamaha Pacifica Mike Stern e minha Tagima com captadores Di Marzio., plugados numa placa de Som Focusritte e M-Audio JamLab (ambas USB) e monitores de áudio Alesis MS30.


Amplificadores
A Vox não é a primeira fabricante de amplificadores a fazer VST. A Line 6, a Fender (com a ajuda da IK Multimedia) e a Peavey (comprou a série Revalver) e o que me agradou muito que ela não se concentrou em apenas fazer “bem feito” o amplificadores VOX . Claro que os modelos VOX (AC 15,  AC15TB, AC15TWIN, VOX30 e VOX30TB) soam quase a “perfeição”  perfeito para quem curte Queen, The Police, Lenny Kravtz e outros artistas que usam a marca.  As demais simulações são U.K Blues (Marshall Bluesmaker), UK68 (Marshall Plexi), UK 80 (JCM800), UK 90 (JCM900), Modern UK(JCM2000), Black 2x12 (Fender Blackface), Tweed 1x12 e Tweed 4x10 (Fender Deluxe), Bouttique Cl e OD (Amplifcador tipo boutique), US Modern (Mesa Boggie Retificier),  US Hi Gain (Soldano Lucy), UK Modern 2 (Marshall JVM?), Boutique Metal (Peavey 6165?) e Modded OD (Algum Amplificador do tipo Custom).




Pedais
Os pedais de “sempre” estão aqui: delay, reverb, chorus, flanger,distorções (TubeScream, Boss SD-1, Boss DS-1, Tubedriver e Fuzz Face) etc.. Mas o que chama atenção mesmo é o Pitch Shifter, verdadeiramente “inteligente” e não soa artificial (como o do Amplitube 3) e lógico os Wah (o mundo” é muito fácil ouvir que o efeito soa muito natural, tanto no manual quanto no modo “auto”. Outro destaque também é o “acustic Simulator” algo que não tinha antes num plugin VST porém ele é meio “rebelde” e parece funcionar quando quer.

Presets
Esqueçam aqueles que dizem “soar como um artista” e acabam soando nada igual. Aqui o plugin soa exatamente como na gravação (os presets da músicas “Man in a Box” do Alice Chains são impressionantes).

Simulador de Captador
Na minha opnião essa simulação de captores sou bem “próximo” as usadas pelas guitarras Variax da Line 6. Não soam artificiais (embora quando mais ganho apareça um ruído) e não soam como “boost” (como algumas pedaleiras e pedais que simulam captadores costumam fazer). Pra fazer uma gravação pode ser um truque bem útil, embora essa opção não tenha no plugin VST apenas no modo Stand Alone. Fiz um teste com “captador single da ponte” da minha Pacifica e o modo “Single to Hambucker” me lembrou muito um PAF Gibson, embora ligeiramente um pouco abafado, mas fácil de corrigir com equalização.



Play Riff, Player e Player Drum
Player de música e player Drum (loop) não soa novidades. Alguns plugins como o Guitar Rig já usam desde a primeira versão. Porém a diferença é que aqui eles já são “separados” e prontos para usar. O player, basta arrastar a música do Explorer para o modo Stand Alone e pronto. Agora o modo riff é bem interessante, ele vem com riffs pré gravados de fábrica com opção de incluir mais alguns seus (o modo stand alone possue modo de gravação até em pistas) mas o que torna desagradável é que ele usa o mesmo efeito que você está tocando, o que não é muito legal quando se usa um preset com muita distorção. Uma opção interessante do player é a função “karaokê” que reduz a voz e as guitarras de uma gravação original.

Prós
Presets de artistas bem convicentes
Pith Shifter verdadeiro
Sons Limpos
Interface completa   
Simulador de Captador

Contras
Conflitante demais com o ASIO.
As opções do modo “Stand Alone” não estão presentes no plugin

Abaixo uma foto com o que o plugin oferece

http://www.jamvox-online.com/resources/images/top/03_module.jpg

Nenhum comentário: