terça-feira, 17 de junho de 2014

Produção: 10 aplicativos musicais para você ter no seu smartphone com Android!

Faz mais um menos  uns 7 meses que comprei um celular com Android e um dos mais simples:
Um Samsung Duos.  Antes dele fiquei 3 anos com um Motorola e como nunca fui “fã” de celular com OS (sistema operacional) pois pra mim celular era só pra falar mesmo, resolvi comprar um barato para conhecer como o Android funcionava. Quando comprei o Duos a primeira coisa que fiz foi instalar aplicativos musicais para satisfazer minha “fome de composição” em qualquer lugar que fosse. 
 Porém comecei a notar que existem  “muitas alusões” na prática com quando se  usa um celular com OS e uma delas é justamente a memória. Diferente do computador a memória de um celular, netbook ou tablet não é exatamente “física”  e sim limitada a sua lógica isso porque o preço do celular sobe mais de acordo “com seu armazenamento” do que seu processamento e no meu caso o meu Duos apesar de ter um bom processamento fica limitado a sua memória interna de 5,2 Gb (assim como um HD quanto mais programas você coloca,com menos memória ele fica) e mesmo fazendo um “swap” (passar a memória interna para externa) o celular começa a “apanhar” em desempenho a medida que chega perto da capacidade total. Claro que isso é bem diferente num Samsung Galaxy caro ou num Apple Iphone mas porém mesmo com processadores “quad” eles continuaram limitados a sua memória interna mesmo elas razoavelmente grandes (ambas com 18 Gb ou mais).
Porém esse é o menores dos problemas pois em matéria de música o que é difícil e achar é um programa que imite um instrumento (como um piano) e seja real e principalmente não tenha "atrasos" ao bater na tela e a na internet vemos por exemplo, bandas feitas com “smart phone” como essa:

Então por isso separei 10 aplicativos que uso no meu celular e que respondem em tempo real mesmo com pouca memória e além do mais são gratuitos, basta acessar o Google Store. Ambos tem versão Android e IPhone (como se chama o OS da Apple em celuar/tablet?hehehe)


1.Real bass
Todos os baixista que conheço e com um celular possuem ele. Feito por um sua tela possui todas as cordas do baixo com a opção de aumentar ou diminuir as oitavas dependendo o que você está usando celular ou tablet.


 Prós: notas e toque em tempo real, função de gravação. É interessante também conhecer as outras linhas de instrumento do programador.
 Contras: pode desagradar que não está acostumado com sons midi.

2.Walk Band
Como  o nome diz (Banda que Caminha) possui teclado (no estilo GM), guitarra, bateria acústica e eletrônica e baixo. Porém a perola do aplicativo é um editor de multipista em formato midi muito útil pra aquelas idéias que vem do nada e com as pistas todas prontas!!!


Prós: há como dá upgrade nos timbres dos instrumentos. O teclado fica com dois andares como os velhos órgãos de parede (ótimo para celulares pequenos), fidelidade nos sons e toques em tempo real, bateria eletrônica no estilo Fruit Loops
Contras: a guitarra e o baixo são confusos. Não há diferença ainda entre a versão gratuita e a paga.

3.Common  Analog Syntesizer
Uma das coisas que demorei para achar fui um aplicativo de sintetizador para smartphone. Esse sintetizador tem sons que lembram muito o Yamaha CS-80 (mais conhecido hoje em dia em forma de plugin, o Native Instruments Pro 53) e ainda tem a opção de mudar os timbres como quer e salvar. Ótimo pra quem quer se aventurar por sons diferentes.
Prós: timbres totalmente editáveis. Entrada para adaptador MIDI (quando há suporte para isso). Resposta em tempo real.
Contras: tem apenas 2 oitavas. 

4.Music Trainer, NotesDeMusique e AppMusical Partituras
Esses 3 aplicativos tem apenas um objetivo: aprender "leitura musical", auxiliar você na leitura de partitura e exercitar o seu cérebro, todos eles em forma de jogo “de tempo”. Ótimo passatempo para o “banheiro”!
Prós: ajudam a manter a mente ativa. Ocupam pouquíssimo espaço.
Contras: alguns não possuem sons.

5. Pchord
Dificuldade em formar acordes e tríades para piano? Esse aplicativo mostra a formação de notas em todas as posições. Para quem está estudando é uma ótima escolha.
Prós: mostra todas as formações de acordes e tríades em todas as oitavas do piano. Armazenado em pequeno espaço. 
Contras: Não tem som e nem escalas.

6 .My  Assistant Piano
Igual ao Pchord, porém essa possue som e também tem escalas. Age de forma intuitiva, basta apenas escolher o acorde ou a escala que o aplicativo faz o resto.
Prós: ferramenta indicada do novato ao profissional. 
Contras: pode ser confuso no início. 

7.Professora de Piano (Pianist HD)
Que tal aprender uma música no celular e depois passar a mesma para o teclado ou qualquer instrumento? Esse aplicativo faz isso e possue um biblioteca de “nuvem” com músicas clássicas até atuais nos estilos rock, pop, dance, country entre outros. Além de ter a opção de você colocar uma MIDI ou Kar (karaokê) e aprender suas notas além de ser um divertido jogo.


Prós: ensine a mão direita e a esquerda individualmente. Som General Midi completo. É um piano no modo “stand alone”. Indica a música pela “dificuldade de aprendizado”
Contras: confuso e com propagandas. Pode desagradar que procura músicas nacionais.

8.Easy Band
Pra mim foi uma decepção o Band in a Box na versão android, pois a mesma é “escreva” do programa da versão Windows. Mas fuçando achei o Easy Band que parece mais o ....(disponível no site Cifra Club). Esse foi o único que comprei até agora, pois a versão free é bem limitada.

Prós: perfeito para treinar e improvisar com qualquer instrumentos. Som General Midi completo. Possue vários ritmos.
Contras: bem limitado na versão free (Easy Band Lite). Confuso de aprender no inícios mesmo com manual.

9.Smart Chord
É uma canivete suíço para quem toca guitarra ou violão, pois possue todas as ferramentas de aprendizado, prática e até uma laterna!!! Incrível um aplicativo tão útil ser gratuito!!!
 
Prós: tudo que você precisa para tocar e praticar guitarra, violão, viola e até banjo (vale também para o cavaquinho). Tem metrônomo, treinador de ouvido, formado de acorde/arpejos/escala, transposição (muito útil para músicas), afinador em tubo e por microfone, etc....
Contras: não há.

Guitarras e violões: o calcanhar de Aquiles da MIDI.
Embora o formato GM (General MIDI) exista há mais de 34 anos, já conseguiu simular quase tudo com perfeição menos “guitarras e violões”!!!! Ao contrário dos outros instrumentos que você pode entrar na dúvida, guitarras/violões você ouve de longe quando é midi. Um dos principais fatores é que não se consegue ainda o movimento da mão direita. Os aplicativos de celular e tablet não fogem a regra, pois eles imitam o movimento da mão ao subir ou descer mais não os dois ao mesmo tempo (ainda há muito delay). Porém existem guitarras que já estão sendo feitas com a tecnologia “touch screen” como a "Misa Guitar" (um brinquedo que estou louco pra ter)


Ou seja é questão de tempo até a midi superar essa barreira graças a essa tecnologia.
Porém até agora o melhor aplicativo que vi para “brincar de tocar” foi o Rythm Guitar Free (10)  que é bem pequeno, possui apenas  346K e dá pra tocar umas músicas de vez em quando.
Esse são 10 aplicativos que uso, lembrando que a todo momento surgi novos aplicativos. Por exemplo, até 2 meses atrás não havia o programa “Guitar Pro” para android e hoje em dia ele já está disponível. 

Boa semana!!!!


Um comentário:

Toques para celular disse...

Mais de 100 000 toques para celular são atualizados em 2019 a partir deste provedor ToqueParaCelular. Este é o provedor mais popular hoje, com milhões de downloads todos os dias. Você pode usar seu dispositivo e baixá-lo agora gratuitamente.