sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Teste de plugin: Virtual Tube Preamp

http://cdn.mos.musicradar.com/images/Product%20News/Tech/nov12/plugin-roundup-57/virtual-tube-preamp-630-80.jpgOntem eu precisava de um plugin que "simula-se" válvulas, então vendo alguns fóruns cheguei a esse plugin da Studio Devil (famosa pelos seus simuladores de amplificador) e fui no site e baixei a versão "demo" e mesmo com "limitação" do plugin (ele é total por apenas 20 dias) confesso que ele resolveu meu problema e por isso estou colocando aqui no blog o meu ponto de vista sobre o mesmo. A primeira coisa que percebi nele foi a semelhança com o "Mic 200" da Behringer porém esse usa uma "válvula AX7" já o plugin é para simular a "clássica" 6L6  (famosa por fazer as distorções mais furiosas) ou ainda para fazer um mescla entre 6L6/AX7 ou EL34/AX7 (o fabricante não especifica detalhes sobre isso) e ele não é um "compressor" e sim um "pré amp" (não possue controles para controlar picos como knee) e por isso uma ótima pedida para esquentar "seu Aux/Buss" ou dar mais vida a instrumento análogo.



Tiro rápido
Com funções rápidas e compreensíveis de mexer evita todo o "transtorno" de ficar fuçando por horas até encontrar um ajuste perfeito e nesse ponto leva vantagem sobre certo plugins de pré amp por aí. Não gosto muito (ou não sei usar) os plugins de guitarra da Gallo (a qual se gava de ter uma simulação real das  válvulas)  porém esse pré-amp está perfeito ao ponto de ter o "assobio" encontrado quando uma válvula se expande demais.

Controles

Input Drive 
Ajusta a entrada do som no plugin. Quanto mais, mais brilho da válvula você tera, porém é necessário diminuir o "output" ou som saíra "saturado demais".

Output Level 
Ajusta a saída do efeito. Para ter mais saída é só deixar o "input" mais baixo.

Bass Contour

Controla a resposta do "bypass" do capacitor nas frequências graves.

Treble Rolloff
 Simula o "vácuo" das válvulas e região "médias e agudas". Perfeito para deixar o som mais claro.

Bias
Controla a varição de ganho nas válvulas. A função "phase "inverte a fase do som.

CPU
Pra mim a grande sacada do plugin. Caso a cpu fique muito carregada é só mudar a chave para "low". Caso queira mais "fidelidade" pode mudar a chave para "high".

Overload
Dois leads (o vermelho indica peak e o verde som normal)

O vídeo abaixo mostra bem a atuação do plugin




Prós
Ótima simulação de válvula
Sons quentes e cristalinos em poucos segundos
Não altera o desempenho ou latência da música


 Contras
Poderia ter um "limiter"
Presets de fábrica são confusos.

Download (demo)


Nenhum comentário: