segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Gravação e mixagem : como deixar sua voz bem projetada na frente - parte 1

DAW:Qualquer uma.
Dificuldade: Fácil/Médio.

Depois de uma férias poucos "proveitosas" volto a escrever nesse blog!
http://www.ggmusicandaudio.com/wp-content/uploads/2011/08/Natalie-Hall.jpgUm dos maiores desafios das gravações é a voz, então como você já deve ter lido muito por aí (ou até por aqui) dizem que a voz na frente é resultado de compressão. Outros dizem que é o resultado do "equilíbrio do volume dos instrumentos" e outros dizem que é o resultado do "aquário  do estúdio", do equipamentos e dos microfones.Pra começar tenho que comentar um artigo que li no site Audio Reporter sobre 45 dicas de gravação. Nessas dicas uma coisa notei que "inconsciente" quando comecei a gravar (quando ainda nem pagava um livro para ler sobre o assunto) eu pegava e fazia "camadas de voz" (curiosamente depois que comecei a ler sobre o assunto perdi a mão, pois os livros diziam que uma voz bem compressada era suficiente). Nessa postagem vou mostrar a você como pode colocar uma voz "bem na frente" apenas usando alguns "truques" se necessidade de tanta compressão..


Como funciona a Duplicação?
Na verdade o processo é feito mais que 2 vezes em diferentes etapas e processos. Geralmente estúdios não "regravam a principal" e sim a duplicam. Um exemplo é que "Boemian Rhapsody"  do Queen a voz principal foi "clonada" pelo menos 8 vezes (sendo muitas partes da voz gravadas no Home Studio de Mercury) segundo o guitarrista da Banda Brian May. (colocar video) Ouve tantas duplicações nas músicas do disco "A Night at the Opera" que até havia um selo atrás disco dizendo: "gravado sem o uso de sintetizadores"!




Outra voz que claramente ouvimos uma "duplicação" é o clássico do heavy metal "Rainbow on the Dark" de Dio, porém aqui o truque é deixar uma voz seca, outra com um reverb longo e a outra com um delay


 

Um outro exemplo de duplicação com vários "efeitos" simultâneo é voz de Kate Perry na música"California Gurlz". Note que aqui a três ou mais "camadas": uma pista seca, outra com "flanging" e a outra com "harmonist" ou "vocoder". Esse o típico exemplo de duplicação de pistas de vocal atual no pop e na música eletrônica.



Claro que isso não é um "truque" que todos produtores usam é somente mais uma ferramenta que você pode usar para destacar sua voz!Produtores famosos brasileiros são um claro exemplo que dificilmente"duplicam a voz", porém muitos que estão surgindo agora andam duplicando até demais.

 Uma voz "A la Beatles"
Nos anos 60 compressores ainda eram precários e uma mesa de "8 canais" era artigo de luxo!!! E por isso tudo que a gente houve dessa época "parece que o pessoal está cantando dentro do banheiro" (reverb era básico).Até que o Beatles uma idéia: porque não gravar as vozes uma em cada nota do acorde? O resultado é que as vozes que você ouve na maioria das gravações da banda John Lennon fazia a Tônica, George Harrison a 3º, Ringo Star a 5º e Paul Macterney a 8º. Na época possivelmente a banda fez isso para ser um "diferencial dos demais" mas fez mais que isso: colocou a voz bem na frente!


Como posso fazer isso? 

1)Primeiramente você tem que ter uma trilha de voz "bem gravada".
Quando digo isso não me refiro a equipamento e sim os detalhes que deixam a voz destacada: ponto de respiração, uso correto do diafragma, entonação correto das notas e lógico um equipamento que seja pelo menos de um "bom custo x beníficio".
 Para fazer a gravação da "voz principal" você pode apelar até para um truque bem comum em grandes estúdios chamado "destonação" ou seja gravar a música "frase por frase" sempre tentando fazer "ela o melhor possível". Particularmente sou contra isso, mas muitas vezes quando o cantor está muito "inseguro" é o melhor caminho. Após isso ele pode "regravar" em cima da voz "destonada" deixando assim a 2º gravação como a voz principal e assim que  você conseguir sua "voz principal" que é voz que vai aparecer "na frente".

2)Após isso regrave de novo em cima da voz principal.
Se você gravar corretamente o que vai acontecer é quando você tocar as duas elas irão soar como um "chorus" natural. Claro nunca será uma "exatamente igual a outra" (haverá diferença no fim das frases, nos pontos de respirações mas nada drástico) e essa voz pode ser até "fundida" com a principal (por exemplo fazer um render em estéreo com uma voz para direita e outra para a esquerda). Lembre-se "sem uma boa voz principal" o truque não funciona!!!

3)Duplique a voz principal 
Agora que você tem a voz principal basta apenas duplicar a mesma. Minha sugestão é você primeiramente deixar "organizada" a voz principal (fazendo todos os seus ajustes) para você sabe diferenciar a voz principal das demais. O fluxograma abaixo mostra como geralmente faço uma "duplicação" das pistas.
























Note que a cada "nova pista" colocamos um novo efeito, um volume diferente e um pan diferente e muitas vezes mudamos a equalização. Experimente fazer isso!!! Você pode ter resultados bem legais!!! Na próxima semana veremos na prática num música a duplicação de voz!!!

Boa semana!!!!

Nenhum comentário: