quinta-feira, 29 de agosto de 2013

gravação: usando 2 ou mais placas de som num mesmo computador

Hoje vamos responder uma dúvida em informática que atinge muitos músicos e produtores. Como fazer o computador "reconhecer e gravar" com várias placas de som ao mesmo tempo?

DAW: A que você está acostumado a usar
DIFICULDADE: Depende só de você entender!

Muitos gostariam de usar várias placas de som seja por curiosidade, para poder mixar em vários sistemas de som ou ainda gravar algo  separado com vários canais (como uma bateria) em casa (a maioria não possui uma placa de som com 16 canais individuais) ou num ensaio.
Por incrível que pareça é mais simples do que se imagina pois o que acontece é que muitos não conseguem por esses motivos:
http://www.reaper.fm/screenshots3/Shredders-Titanium-Theme-Rpr-v3.0_2.png 
A)Driver desatualizado (principalmente com o Windows 7 e 8)
B)A maioria das pessoas não sabem para "onde foi" a outra placa instalada. É preciso ver no "painel de controle" onde esta ela.
C)Falta de conhecimento na DAW que trabalha ou própria DAW que não não dá opções "boas" para fazer o procedimento.
D)A diferença entre ter duas placas USB ao mesmo tempo e duas placas PCI é o consumo de CPU. Placas USB não tende a consumir a mesma e não tem ruídos elétricos, enquantos a placas PCI ficam a "mercê" do aterramento do PC.

Como achar as placas que há no seu computador com o Windows XP
INICIAR - CONFIGURAÇÕES - PAINEL DE CONTROLE - SONS E DISPOSITO DE AUDIO

Como achar as placas que há no seu computador com o Windows 7

INICIAR -  - PAINEL DE CONTROLE - HARDWARE E SONS - SOM

Já no Windows 8 é um pouco mais complicado (porque fizeram tão complicado assim?Por isso dê uma olhada nesse Link. 


Ajuste a latência!!!!
É a primeira coisa a se fazer pra quem quiser fazer isso!
Simples: placas de som podem ter mais latência ou menos latências que as outras e por isso precisam ser conferidas e ajustadas. Para isso basta fazer esse teste bem simples mostrado nesse vídeo, lembrando que ele vale para qualquer DAW


Como vídeo está em Inglês vamos simplificar o que o autor fala:

A)pule para 07:02

B)Ative a opção metrônomo (no tempo que você quiser, sugiro 90 bmp)

C)Pegue um microfone ou um cabo "solto" e repita as batidas do metrônomo

D)Se tudo estiver certo ambos "clicks"  estão sincronizados.
E)Porém se há atraso de latência o som que você gravou com o microfone/cabo estará com um leve/muito atraso.. primeiro tente "diminuir" a latência antes de aumentar. Grave novamente até encontrar o ponto.


Mostrando na prática
Para mostrar como fazer várias placas  de som funcionar ao mesmo tempo, vou demonstrar aqui usando a DAW Sony Acid 7.0, uma Focusrite Saffire, uma M-Audio Jamlab (ambas USB), uma antiga Criative PCI (ainda com chipset Ensoniq) e uma SoundBlaster Audigy 2.7 (PCI). A partir desse exemplo, você deve achar na sua DAW algo parecido. Geralmente não há segredo, basta apertar o "record" e determinar para qual placa vai o som como no Acid. Primeiramente você deve procurar como está programada as placas na DAW para isso vá em
OPTIONS - PREFERENCES - AUDIO DEVICES 

Clique para ampliar


Importante!
No caso de usar o Acid ou Vegas tenha certeza que na opção "Audio Device" esta selecionado a opção "Windows Classic Driver" pois senão na hora de gravar não irá aparecer todas as placas de som disponíveis!

Como você pode ver aqui irá aparecer as placas e os ajustes de latência. A maioria das DAW tem a função "ajustar automático a latência" porém muitas também usam direto os ajustes do driver de som ASIO como o caso do Fruit Loops.  Note que no caso do meu computador a DAW está me informando que tenho disponíveis as placas de som que já mencionei além do driver ASIO.
Assim quando está tudo configurado basta ajustar numa nova pista:

Clique para ampliar
1)Aqui iniciamos uma nova pista chamada "teste".
2)Logo depois clicamos no botão "record" (gravar)
3)Para selecionar a placa que você gravar basta apertas no Nº1 da pista. Na verdade ele se refere que ela está pronta para gravar na 1ºPlaca (no caso a Audigy).
4)Para direcionar aonde você que o playback seja reproduzido, basta fazer mesma coisa no "master" da DAW.

Agora vamos ver o mesmo caso, porém na DAW Sonar (que serve de base também para o Cubase, Encore, Reaper e Pro Tools) que nesse caso é muito mais simples que as
DAW da Sony. É só ir no menu
AUDIO - OPTIONS

Se estiver faltando alguma placa, aperte o botão "Wave Profile" (na general) para ele tentar escanear a placa, Caso o problemas permaneça vá no menu "Drivers" e veja se a placa não está
desabilitada! Após isso reinicie o programa.

Clique para Ampliar

 No caso do Sonar é bem mais simples que o Acid/Vegas:

Clique para Ampliar


1) Você irá dar "2 cliques" na figura do som 
2) Depois irá abrir este menu onde aparecerá os "inputs" (entradas) que você quer direcionar a pistas. Se você estiver usando o "mixer você também pode direcionar o "output" (saídas) da pista. 

 Regravando o som de uma placa.
No meu caso quando quero gravar uma guitarra com plugin direto, esqueço aquela história de "eco" que as DAW possuem (que ativam o efeito na pista para você gravar) ou gravo ela "limpa" e depois coloco o plugin. Prefiro usar o som que sai (output) da JamLab e mandar para a entrada (input) da Saffire . Ou até mesmo quando quero gravar uma voz diferente (com vocoder ou autotune por exemplo). Isso pode ser útil também para fazer playbacks ou trilhas.

Mixando em Saída multiplas.
 Bom agora vamos ver uma das melhores coisas quando se usa "múltiplas  placas de som" em um computador:



Podemos ver ao mesmo tempo como nossa mixagem está saindo em vários tipos de sistema de som.

1)No caso dessa Fast Track ela conecta com o PC via USB e seu som sai em um sistema tree way.

2)Se temos uma placa off board (como a Audigy) ou até a placa onboard de som podemos ver como a música está saindo em "caixinhas de computador" ou em fones de ouvidos.

3)No caso da Saffire  PC via USB e seu som sai num sistema de monitoração Behringer MS40.

Isso te poupará "tempo" em sair testando sua música em vários sistema de som, pois sem em 3 não estiver "soando" pelo menos parecida em todas pode refazer a mixagem! 

Abraços! Até a próxima postagem!!!




Nenhum comentário: