segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Gravação: A culpa é da latência ou do desempenho?

Salve!!!

Como primeira postagem depois das férias, vou escrever algo que muitas vezes acontece quando estamos gravando. Como já comentei antes, a melhor coisa da gravação digital é que basta um computador para gravar e a pior, nada nunca é exato. Outras coisas são mais "inexplicáveis" como ás vezes uma gravação que você fez num computador inferior ficou muito melhor do que num computador superior! É como sempre digo: não adianta ter uma Ferrari e fazer ela ter o desempenho de um Fusca! O culpado disso é sempre quem está atrás do volante!
Além do aprendizado diário, quem grava ter que estar a par de certo problemas que o computador e DAW podem apresentar como: HD cheio (causa lentidão), pouca memória ram (passa boa parte dos processos para a CPU), interface de entrada não é boa (parece que você não gravou nada do que ouviu), falta de definição por falta de uma conversão A/D de qualidade de lógico, a dita latência.
A principio, as maiores das DAW procuram automaticamente a "latência ideal" para gravação em seu computador, mas ocorre os casos onde ela pode se perder (especialmente se tiver 2 placas de som no computador) e por isso que muitas vezes ela é a vilã de muitas gravações!

Por que a culpa pode ser da latência e não do músico?
A gravação digital ainda está longe da precisão, tanto que os grandes estúdios ainda preferem dividir entre equipamentos digitais e análogos e como a maioria das pessoas não tem acesso a "um equipamento correto de gravação" os erros de latência podem aparecer com frequência. A coisa mais comum é que quando se grava uma trilha cujo o plaback "está muito pesado", matematicamente o computador tem que "equilibrar" tudo junto (HD, memória, uso de CPU) e aí pode sim ocorrer erros de latência(por isso é sempre bom na gravação usar o mínimo pra playback). Por isso é tão importante gravar com metrônomo, pois além de te deixar no tempo irá te mostrar que há erros de latência.


1) Onde se configura a a latência?
Primeiramente você precisa saber como funciona sua DAW e achar as opções de configuração da placa de som. Se você estiver trabalhando com o driver ASIO é mais simples de achar, pois basta clicar na icone do mesmo e configurar a mesma. É super importante você conhecer sua DAW! Pois não posso colocar os passos de configuração do que você usa, apenas orientar. Geralmente o caminho para configurar a latências está  em Tools - Properties - Latency, porém cabe você a achar a mesma.


2)Valores da latência
A latência sempre está calculada num ciclo de 64 ms(milisegundos) é por isso que os valores (quando se configura a placa) sempre são multiplicados por 2.

64
128 (64 x 2)
256 (128 x 2)
512 (256 x 2)
Etc...

Porém a maioria das DAW oferece uma configuração com ajustes impares, para você deixar o som igual tanto no playback quanto na gravação.

3)Como achar a latência?
Confesso que muitas vezes usei o "chutometro", até que um dia vi esse vídeo na internet.


O Sony Acid sempre é famoso pelo seu erro de latência, por isso nesse vídeo DJ Pain mostra como resolver isso (pule para  06:05), para quem não entende inglês vai um pequeno resumo:

A)Insira uma pista de audio.
B)Ela deve ser Mono (esquerda ou direita) 
C)Conecte um microfone no computador ou qualquer outro instrumento.
D) Acione o metronomo (dica: pra quem não sabe usar ele, mude o tempo Bmp pra 90)
E)Grave com o metrônomo  e com o microfone copie as batidas do mesmo usando os dedos (estalos) ou batendo palmas.
F)Feito isso, toque a gravação junto com o metrônomo e veja se os sons estão tocando juntos (coloque o metrônomo para esquerda e a gravação para direita que você irá ouvir na hora se há diferença)

Não deixe de assistir o video até o final, pois ele mostra onde configurar a latência no Acid! E isso pode dar uma pista onde isso está na DAW que você usa!


Abraços!!! Ótimos Sons!!!



Nenhum comentário: