segunda-feira, 16 de julho de 2012

Mixagem: tire proveito das "only tracks"

Salve!
Na última postagem falei sobre o uso importante do analisador do plugin Ozone. Há tempos vivo falando pra você prestar atenção em plugins de análise. Bom, agora veja o motivo!

DIFICULDADE: Difícil
DAW: Qualquer uma
PLUGIN: Ozone (3/4/5), Roger Nicholson Inspector, Waves PAZ ou qualquer analisador de espectro

1)Você já ouviu falar Only Tracks?
A primeira vez que ouvi falar do termo foi no site do produtor Dennis Zasnicoff
explicando o funcionamento do vocal da música do Kiss "Detroit Rock City"  e a principio achei que ele tinha a track (pista) do vocal dessa música. Porém se você digitar no you tube "only track" voc~e verá que a aparecerá resultados para a gravação individuais de várias pistas, como vocal, guitarra, teclado, baixo e bateria. Não se sabe direito a origem disso (da onde conseguiram as gravações) mas para quem grava em casa ou estúdio foi uma "benção" pois podemos ver com um analisador quais as frequências que os produtores cortam ou aumentam. Como no caso da música da figura ao lado, onde analasei o vocal da música "Just Dance" de Lady Gaga em relação a um vocal que gravei. A linha "roxa" é o vocal da música e a "linha verdade" são as correções que fiz no meu a partir do mesmo. Claro, não é assim que funciona, para você ter uma "qualidade igual" teria que ter um "equipamento igual" e não vá achando que copiar essa frequências na sua música sendo que o vocal foi gravado num microfone de "baixa qualidade" irá ficar a mesma coisa! Isso como digo é uma base pra você saber pra onde seu som está indo...

2)Como faço para analisar?
Primeiramente você deve pegar um programa que converta vídeos do "you tube" e pra isso existem vários (confira a pesquisa aqui) ou algum plugin de navegador que faça isso. Após isso você tem converter para "MP3" o som do video. Feito isso basta apenas passar o analisador na trilha que você baixou e comparar com sua trilha! Após isso, você pode tentar "corrigir" ou "assimilar" sua trilha com um equalizador, copiando a "only track" que converteu.

3)O que está disponível?
 As música do Metallica Entersadman e Master of the Puppets está disponível todas as trilhas
Os demais somente uma pista ou duas, cabe você pesquisar, achar e analisar. A maioria delas está em versão "pre master" ou seja, somente os AUX/BUSS (por exemplo, toda a bateria, todos os vocais e todas as guitarras), porém a trilha baixo a maioria está com "pista individual" assim como alguns teclados.

Agora cabe a você fazer esse trabalho para "aprimorar" tanto em plugin de análise quanto em mixagem e gravação. Lembrando que além das frequências, você pode ouvir os "efeitos" dos instrumentos e preste também atenção nos canais esquerdo/direito individualmente, eles também tem muita coisa a ensinar!!!

Abraços!!! Bom Trabalho!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acreditamos sempre na liberdade de expressão e na troca de ideias!
Por favor pense antes de comentar!
Se está com alguma dificuldade coloque o e-mail para podemos responder com mais clareza! Abraços! Ótimas Gravações!