terça-feira, 22 de maio de 2012

mixagem: Top 10 plugins (por mim) 1

Como estou em fase final de construção no meu estúdio, essa semana devo falar mais sobre plugins e postar alguns videos do que detalhes técnicos. Por isso desenvolvi essa postagem para você conhecer alguns plugins que uso.

10)TT DR Meter 

Esse plugin é oferecido gratuitamente aqui para que as pessoas testar como está a dinâmica de sua música. Ele é muito bom para ver se por exemplo sua música está ficando "alta" sem sacrificar a dinâmica ou ainda, independente pode mostrar como está a qualidade do som. Ele pode ser bem complicado pra se entender no início, por isso sugiro que leia essa matéria antes e mais essa aqui.













09) Spectrum  Paz Analyser

Paz Analyzer Screen ShotAssim como o DR Meter é outro que fica direto no meu "master bus" direto é esse. Fabricado pela Waves ele mostra como está seu campo estéreo, suas frequencias (ótimo para verificar se seu som está vivo ou não) assim como o anterior ele pode ser bem chato de entender no início, mas quando se entende você pode perceber por exempo, se sua pista está bem "arrendonda" e qual o local quando você mover o "pan" ela anula (para de pulsar) e você pode comparar uma pista estéreo se os dois sons da mesma está pulsando na fase correta. Mas detalhes desse plugin aqui

 08)BBE Harmonic Maximizer

A BBE (famosa pelos seus pedais em destaque o  Sonic  Maximizer que também tem sua versão plugin o D82) desenvolveu um plugin quase indispensável para inriquecer os sons de voz, guitara, violão, baixo, bateriam, piano e outros instrumentos cuja única função é empurrar os "sons harmônicos" que são responsáveis pela a clareza (e também a sujeira) do som. Com poucos ajustes você obtem ricos detalhes que antes não escutava em sua pista. Mas detalhes aqui.


07)Sonitus FX delay

Esse delay vê junto com DAW Sonar e pra mim é um do melhores plugins de delay. Fácil de ajustar, você nem precisa fazer cálculos para chegar a um resultado rápido, basta apenas colocar o tempo da sua música no mesmo e pronto! O legal que mesmo numa pista em mono você pode ajustar o som da esquerda e da direita separadamente com funções diferentes. Pra mim o único defeito dele é que tem a mania de "enloucar" no início e no fim da trilha podendo fazer seu som sair fora de fase facilmente.



06) Waves Track5

Esse "multi plugin" é ideal para usar em suas pistas subistituindo de cara equalizador, noise gate, compressor, limiter (pois possue todos esses plugins nele) e sem falar que o equalizador (10 bandas paramétrico) possue um "brickwall" real (anula totalmente qualquer frequência em sua direção). Fiz uma postagem testando esse plugin, basta ler aqui.



05) Sony Express Reverb


É um reverb  muito simples que vem na DAW Vegas, Acid e no programa Sound Forge e por isso qual o motivo pra mim usar tanto? Simplesmente porque além de não usar "nada" de CPU e seus comandos são tão simples que bastar "aumentar" um deles  que você nota na hora a avalanche de "ecos". O melhor que ao contrário de muitos plugins simples que não entendemos direito suas funções, ele cumpre muito bem o papel para um "reverb rápido" sem muita frescura.




04) Timeworks master compressor

Esse truque aprendi com um amigo meu: quando quero ter um som alto numa pista, pego esse plugin, coloco o threshold em - 6 dB e pronto!  Ele é um plugin antigo, encontrado para baixar por aí e vale a pena, pois além de ocupar pouca CPU você consegue resultados de volume bem rápido ao contrário de outros compressores, você entende rapidinho como ele funciona.




03) Waves Q10

Q10 Paragraphic Equalizer8 em 10 produtores usam o Q10 por um simples motivo: fácil de operar, não consome memória, corta em qualquer faixa que você quiser e não causa  "anomalias no som".  O problema é que seu presests não são grandes coisas e se demora a pouco a domina-lo pois você pode confundir com um EQ feito para master enquanto na verdade serve para qualquer coisa. Dá uma olhada nele aqui.





02)Izotope Alloy

Se tem um plugin feito para bus/auxiliar é esse aqui.  Ele não serve para master e nem para pista, somente para ficar em "loop". O legal dele que vem com vários presetes e possue muitas funções do Ozone (como equalizador com analisador/congelador, harmônicos, compressor multibanda) porém não vê com efeitos de reverb, delay ou modulação.  Seu único problema é que ele tende a ser "pesado" para CPU quando em conjunto com outros plugins, além do fato de "atrasar o som" quando fica limitado demais. Mas informações aqui.



01)Izotope Ozone 

Pra finalizar, o mestre dos "master". Ozone além de servir para finalização, pode dar retoques na sua pista e no buss. Fiz uma postagem completa sobre ele, basta clicar aqui.








Ótimas gravações!!!



Nenhum comentário: