terça-feira, 15 de maio de 2012

Miaxagem: Como você anda compimindo?




 DAW: Qualquer uma
PLUGIN: Qualquer um de compressão com valores de output, ratio (threshold), attack, release. 
Dificuldade: difícil

Hoje vou falar um pouco sobre compressão. Não tem uma maneira para "introduzir" ao assunto, pois aqui já aplico a quem grava com frequência.
A difrença entre o Compressor é que trás a tona ruídos (hiss) já o limiter dá presença. Na prática, o Compressor "incorpa" e o limiter "dá clareza".
Quantos mais notas e mais instrumentos num mixer, mais compressão pois é difícil deixar todos em destaque, por isso mais compressão deixa com mais detalhes.
Ataques curtos e realease rápido possuem presença, destinção e precisão. 

Ataques curtos e realease curtos não causam quase efeito no som
Abaixo há uma tabela que criei à partir de uma fórmula de compressão.

 SOM INICIADO
RATIO
SOM ATENUADO
SOM FINAL
 - 10 dB
1:1
0
- 10 DB
- 10 dB
2:1
VALOR /2
- 5 Db
- 10 dB
3:1
VALOR /3
- 3.1 Db
 - 10 dB
4:1
VALOR /4
- 2.5 db
- 10 dB
5:1
VALOR /5
- 2 db
- 10 dB
6:1
VALOR /6
- 1.5 DB
- 10
7:1
/7
- 1.3
- 10
8:1
/8
- 1.25
- 10
9:1
/9
OVERLOAD
- 10
10:1
VALOR /10
OVERLOAD

Som iniciado: o valor inicial do som
Ratio: o raio do compressor (lembrando que alguns compressores usam valores em dB, nesse caso,  - 4 dB é igual ao ratio 4. Os valores depois do dB exemplo 4:1, 4:2, 4:3, 4:4 são usados para ajustes finos) 
Som atenuado: é a fórmula da compresão: valor inicial +  ratio /(valor) = som final. Para ajustes finos coloque o valor em ",". Exemplo: 4:4 é igual a - 10 db  + /4,4 = 2, 27 dB (valor final)
Som final: é o som  obtido após o som original ser passado pelo compressor.

Vai por mim, quando você saber aplicar essa fórmula, suas compressões ficaram bem legais!

LEMBRE-SE:

Toda compressão trás a tona ruídos! Por isso na hora de gravar, tenha certeza que o som está bem limpo! 
Boas gravações!


Nenhum comentário: