segunda-feira, 2 de abril de 2012

Produção: e a maré vai mudar....

Cada vez mais difícil postar, porém é por causa que quase não tenho tempo! Mas de vez em quando conseguimos postar algumas coisas... Uma vez falei que a onda musical sempre muda de 5 em 5 anos e novamente estamos chegando na "quebra da onda" e agora é a vez do sertanejo universitário.

Para onde vamos?
Um amigo meu comentou que ainda não se sabe o que estar por vir, mas ele acha que provalvelmente vai ser aquelas músicas com 3 ou 4 estilos na mesma canção, porém isso é uma "fórmula" meio manjada! Tenho escutado muita coisa por aí (e realmente não sei o que está pro vir) mas se fosse apostar em algo seria alguns estilos "latinos" que foram testados em doses "homopáticas"durante anos, podem agora vir a tona com tudo. No caso deles o 1º seria o ragatanga (não aquela música do Rougue) como essa música dançada num programa por Raquel Riquelme (não sei ainda que a banda da música):


Tanto que o estilo está sendo difundido que o tema de abertura da novela "Avenida Brasil", a música Vem dançar com tudo (Robson Moura e Lino Krizz) é justamente uma mistura de eletrônico, ragatanga e funk:


E logicamente, se o "sertanejo universitário" pode estar no fim do seu reinado, resta a duplas (que são muitas) adaptar o sertanejo aos novos estilos que estão por vir e por isso a música Então Valeu da dupla Fred e Gustavo mostra como o estilo pode evoluir sem perder o sentido:


E para os roqueiros? O problema é que os músicos do rock precisam sair um pouco daquela coisa 4/4 e se arriscar em outros tempos (e contra tempos). Quando "Supernatural" foi lanaçado, Carlos Santana deu um show ao mostrar como o rock pode se adptar aos estilos latinos, como mostra a música Smooth:


E para quem acha que o hard rock não pode ser "espanizado", Slash e o Gun´s Roses provaram que sim na música Double Talkin Jive


Esse são somentes "alguns ritmos" que podem vingar, lembrando que posso estar completamnte errado!

O que você tem haver com isso?

Pra você que está aí, sozinho ou com banda "infurnicado" numa sala de de ensaios repleto de "gravações caseira" e aquele de bando de chatos dizendo que é "música exprimental" chegou a sua hora! Pois as gravadoras irão abrir as portas para os produtores que trouxerem novidades! E por isso você deve estar preparado, pois outra chance só daqui a 5 anos! É claro que primeiramente irão favorecer que tem "jabá" mas novamente (por um raro momento) terão que favorecer que tem um talendo musical diferente para mostrar.

Por isso se estava esperando do momento para mostrar a sua música, chegou hora! Mãos a obra!!!

Abraços!!!

Nenhum comentário: