quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Mixagem: truque de delay e chorus na voz

DAW: Sonar ou qualquer outra
Dificuldade: Fácil

Salve gente! Como todo mundo sabe o reverb é o efeito mais usado para voz mas porém ele não serve para todos os estilos principalmente aqueles que envolvem muitos instrumentos e rápidos (como música eletrônica e rock). Porém nessa postagem vou mostar como um delay bem aplicado pode fazer milagres numa voz desde que a mesma esteja gravada descente. Pra começar você deve ter a mão os seguintes plugins: delay e chorus.
A DAW que vou usar é o "Sonar" por ser a mais popular.

1)Montado tracks e busses
Primeiramente você já deve ter a voz decente gravada. Eu gosto de fazer um "overdub" em cima dela (ou seja gravar várias em cima de uma voz) mas clonar a pista
ou duplicar também da certo (desde que não aja conflito de fase) e um detalhe: tem que ser mono, pois a maioria dos delays e chorus são estéreos e o problema é que ambos tem mania de invadir o “campo estéreo” um do outro.










(clique na imagem para ampliar)


2) Voz left: chorus
Esse plugin é gratuito e muito bom: Classic Chorus. Para essa voz basta usar o preset "overdub" para ter a sensação que a voz foi duplicada. Pode ser usar outro chorus e ajustar o seguintes parametros:









(clique na imagem para ampliar)

3)Delay
Para o truque dar certo você deve calcular o tempo do mesmo (aqui no blog na seção downloads você pode baixar um delay calcutor) pois
não importa figura que queira usar ela tem que estar no tempo da música! E não adianta tentar advinhar: aqui o que você precisa fazer é tentar acerta o delay da música começando sempre com valores absurdamentes altos até a se ajustar na música.










(clique na imagem para ampliar)

O truque aqui é fazer com o delay do canal esquerdo seja o “rastro” do chorus do lado direito.
Um exemplo que dou é a música "Policy of Truth" do Depeche Mode. Ouça a abaixo:



Veja como reverb no canal esquerdo sempre forma o rastro do delay do lado direito (note os feedbacks na voz). A pista do chorus está fazendo essa função no lugar do reverb. Porém a melhor maneira de você descobrir e sentir isso é aplicar esse truque sem medo! Experimente também fazer na guitarra, dá excelentes resultados! Pegue também outros efeitos e substitue no lugar do chorus, a possibilidades são muitas!Não esqueça de calcular o delay (na sessão de downloads tem 2 calculadores de delay)

Ótimas Gravações!

Nenhum comentário: