quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Aula visual Gravação e Mixagem: Delayed guitar

Plataforma: Qualquer DAW
Dificuldade: fácil

Vamos continuar na história de fazer "magia" com o delay. Os engenheiros americanos quando querem conseguir um "wide stereo" sempre apelam para o delay nas guitarras (é só escutar algumas músicas do Van Halen, Link Park, Ozzy Osbourne, Hammerfall, etc..) principalmente nas guitarras pesadas. A postagem de hoje é justamente sobre isso.

1)Qual plugin de delay usar?
O qual você está acustumado. Particularmente eu prefiro usar em mono pois o delay estéreo tem a mania da "invadir" o outro lado (por exemplo se está na direita invade a esquerda e vice versa) e o obejtivo aqui é como na postagem anterior: deixar um som seco e outro com delay. Ao fazer isso, você vai perceber de cara que o som da guitarra ganhou mais peso.

2)Um single e um hambucker
Para um resultado mais "expressante" é legal gravar com duas guitarras: uma usando hambucker na ponte e a outra usando single na ponte. O resultado é supreendente! Garantia de peso certo! Porém o video que você vai seguir o produtor fala em "duplicar as pistas" mas particularmente sou mais a favor de dobras.

3) Video
Esse video feito por Daniel Waves (da Waves Arts) mostra como fazer esse efeito usando um delay curto da Waves chamado Doubler (presente no pacote Waves 5.1) . O video está em inglês, por isso é interessante notar os parametros e tentar fazer igual.



Note que ele não coloca "feedback" e ainda usa o plugin em mono.

A música do Van Halen - Panama se nota bem esse efeito. Repare que a guitarra ganha o dobro do tamanho!



Essa técnica pode ser muito útil para quem grava uma guitarra só!

Ótimas gravações!

Nenhum comentário: