segunda-feira, 2 de maio de 2011

Gravação: será que a culpa é da sua placa de som

Salve!
Ultimamente, ando gravando numa Audigy 2 da Sound Blaster, e isso é porque deu pau na minha M-Audio! Nada contra a placa, ele é ótima para reprodução, mas para gravação deixa e muito a desejar. A prova disso, que algumas músicas que estou fazendo estou “fechadas” e isso fez me lembrar a quanto não acontecia isso comigo! É só você comparar essa gravação com essa outra. Confesso que até certo ponto não tinha percebido, até que um amigo meu guitarrista me advertiu. Isso me fez pensar de certas coisas que fazia e depois deixei de fazer. Quando usava placa mais modestas, na masterização sempre puxava ao máximo as freqüências entre 1 – 8 kHz em +6 dB e as graves 80 – 350 Hz em + 2 dB, e geralmente o resultado era satisfatório como nessa gravação e isso simplesmente é o horror de muito engenheiro de som! Hahahaha!
No meu caso, acho que que fiz muitos cortes nessa música que fechei, vou exprimentar agora abrir tudo novamente, o melhor de compartilhar gravações é que sempre alguém vai de dar uma dica que não tinha percebido antes e a coisa que mais ando percebendo que uma placa modesta (apesar da Audigy não ser assim tão modesta) não consegue “passar” matematicamente direito os plugins! A Audigy reproduz bem, mas na hora de passar um plugin (que terá que fazer todo um processo binário pra acrescentar o mesmo na hora do som) deixa muito a desejar. Por isso aqueles que querem ou já estão gravando não percam muito tempo em placas amadoras ou placas de som board, compre logo uma para isso! Os exemplos são que a M-Audio Fast Track USB e a M-Audio Audiophile estão custando menos de R$400! Uma Audigy custa em torno de R$300 ou seja, para quem vai gravar é um belo “elefante branco” a ser comprado! Por isso, todo cuidado é pouco na hora de comprar ou trocar a sua placa de som.

O que precisa um placa de som para gravar?

Frequência de resposta entre 22Hz a 22kHz
Distorção harmônica total menor que 0,002%
Relação sinal/ruído D/A 104,0 dB, A/D 100,4 dB

Esses requisitos são encontrados na maioria das placas de gravações mais acessíveis!
Compare, compre a sua e ótimas gravações!

Nenhum comentário: