domingo, 15 de maio de 2011

Gravação e Mixagem: Como funciona o pseudo stereo.

Muitas vezes, quando um som estéreo é gravado e de jeito nenhum não importa o que faça ele continua fora de fase existe uma maneira fácil de evitar esse aborrecimento. Podemos gravar dois canais monos e transformar ambos em um pseudo stereo que um efeito que faz um som mono parecer com um som estéreo. Para os que não sabem fazer (ou até nem ouviram falar) isso faz com que um som mono fica mais “encorpado” então o mesmo pode ganhar mais “corpo” na mixagem

Qual é o truque?

Quando gravamos em mono, nosso fica em canto só (use um stereo analyser pra isso) você verá que a análise “sempre fica estática” tanto para esquerda, quanto para direita. A partir do momento que você começa a “dosar” os efeitos no som, verá que o analisador vai começar a se expandir. Quando som está totalmente mono o analisador de espectro fica como na primeira figura (clique para ampliar) . Porém quando o som começa a “pulsar” ele começa a invadir todo o campo estéreo como na segunda figura. O pseudo stereo é legal porque muitas vezes quando você precisa por exemplo de “guitarras radicais” você pode colocar uma em cada lado assim com outro efeito junto em um dos canais (como reverb) dando a sensação no fone de ouvido que elas estão vindo por cima da sua cabeça.


Como faço isso?

A)Deixe o som em mono. Se ele for estéreo, converta para mono.

B)Adicione Flanger ou Chorus na trilha. Pode se colocar um delay também com 50 ms (ou menos) e sem feedback.Procure efeitos que tenham a função dry/wet. O plugin tem que ser estéreo.

C) Coloque o som no lado direito ou esquerdo.

D)Ajuste os parâmetros (no caso do Flanger e do Chorus) no mínimo. Escute até que o som tenha densidade, ou seja o efeito só encorpa o som. No caso do Delay, tente ajustar até ouvir algo como um chorus, pra isso, deixe ele replica duas vezes (ta – ta ) o som e ajuste até ficar a sensação de onda.

E) A magia é quando o som mono que está num lado, invade o outro lado porém sem ser um “estereo” real! Esse vídeo em inglês do Ableton 4 mostra bem isso:



Cuidados especais

A)Se usar um delay para criar isso, calcule o tempo. Na nossa sessão de downloads há dois utilitários pra isso. Tente fazer com que o som não passe de 60 ms e não use feedback.

B)Se você usar dois canais monos, com pseudo estéreo cada um, cuidado para o som não sair de sua fase! O bom é sempre mexer no pan, e dar uma diferença de uma para outro de mais ou menos 20%. Por exemplo lado esquerdo 20% (47 pan) lado direito 40% (74 pan)

C)O ouvido pode não funcionar para calibrar o efeito, por use sempre um stereo analyser!

D)Efeitos como "stereo enchanhcer" podem funcionar também para criar esse efeito, porém ele de ter a função "mono maker".


E)Mais sobre panorama estéreo nessa postagem

ÓTIMAS GRAVAÇÕES!

Nenhum comentário: