terça-feira, 31 de maio de 2011

Gravação: Conexões in e out

Muitas vezes ficamos pensando: onde se liga isso? Onde se liga aquilo? Hoje vou resumir tudo isso numa postagem simples e direta.


1)Pra começar pra tudo tem que haver um in (entrada) e um out (saída)
Os nomes "IN", "ENTRADA", "RETURN", "RETURN OUT" é tudo que se refere a entrada no equipamento de aúdio, Os nomes "OUT", "SAÍDA","SEND", "SEND IN" é tudo que se refere a saída no equipamento.
No mais é só fazer o que fazemos a muito tempo:

IN -> OUT -> IN -> OUT
IN -> RETURN / OUT -> SEND
ENTRADA - > SAÍDA / SAÍDA ->ENTRADA

Não importa quantos equipamentos serão ligados, deve haver uma entrada para a resposta de uma saída. Ou um saída para resposta de uma entrada.

2)Onde conecta aqui?
Está na cultura brasileira não ler manual e ainda xingar técnicos e produtores quandos os mesmos não sabem como fazer a ligação sem conhecer o equipamento!
Por isso, ao comprar um equipamento leia bem para que serve suas entradas e saídas. SE não tiver manual, tente baixar na internet. Por exemplo, em um aparelhos de som:
Aux in/out - serve para escravizar o aparelho em outro e assim reproduzir o som do mesmo. Por exemplo, Entrada da placa de som via cabo Y no AUX do som.
Numa mesa de som a função rec in/out faz a mesma coisa que main in/out pois a função delas é reproduzir o som que está sendo enviado a mesa em um sistema de gravação ou reprodução, então se você ligar as duas saídas da mesa de som na entrada de uma placa de som, ela vai fazer a mesma coisa.

3)O que faço não sai som!
Isso pega a gente até os mesmo com horas de gravação no pulo! Por exemplo, quando instalei num estúdio uma placa Delta 1010 e não saía som mesmo com tudo seguido a risca no manual. Até descobri que na interface da M-Audio a saída (out) tinha que estar na função "stereo link" foi uma briga! Da mesma maneira as entradas (in) que para gravar você tinha que apontar quais os canais que estava usando! Ontem mesmo eu estava gravando uma linha de guitarra seguindo o meu sistema KH Estereo quando vi que o lado esquerdo estava sem som. O lado direito tinha processador de efeito, do outro uma mesa de som processando um plugin via ASIO. E nada de sair som! Desmontei tudo e nada! No final fui descobri que a mesa de som estava desligada! Viu como coisas simples dão dor de cabeça?
Dificilmente você vai errar e sempre se lembrar que "um in é a pergunta pra um out". O "out" é a resposta do in.

4)Cuidados com os nomes!!!
Muitas vezes um nome não quer dizer a função correta. Por exemplo em muitas mesa TAPE IN/OUT se refere a entrada do aparelho ADAT e não a entrada do som!LEIA SEMPRE O MANUAL!!



Abraços!!!

Nenhum comentário: