segunda-feira, 4 de abril de 2011

Masterização Fast Food

Salve!!!
Pra começar a semana, vou comentar sobre uma técnica inventada por mim que uso quando quero fazer uma masterização de um CD mas não quero ficar perdendo muito tempo com coisas matemáticas tipo “dither” apenas se todas as músicas estão com o mesmo volume. Não é uma masterização muito “aconselhada” (pois depende muito da qualidade da gravação) porém pode dar bons resultados.

1)Fazendo masterização separada
A masterização não exatamente um processo obrigatório. Quem tem por exemplo um bom equipamento, pode na mixagem colocar um plugin do tipo “limiter” no master, passar para o CD e está tudo pronto! Por isso o processo que vou passar aqui é exatamente quando não há um bom resultado e pra não precisar refazer tudo de novo podem resolver o problema. Você pode colocar isso separadamente pra cada música (não na mixagem, mas em um arquivo separado) ou com todas as músicas juntas. (vamos ver isso mais adianta). Abaixo segue a lista de plugins a ser usada:

Parametric EQ – Stereo Enhancer – Compressor – Parametric EQ - Limiter

Atenção: A ordem dos fatores, aqui altera o produto!

1) Equalizador paramétrico com o seguinte ajuste:

OK! Esse é um assunto polêmico! A maioria dos engenheiros de som não gosta de “aumentar freqüências” (por isso aquela velha história de mixagem vs masterização”, mas pra que não tem “períficos de masterização” (do tipo ADAT, conversor A/D, Dither binário, Compressor valvulado, etc) pode ser a salvação de muitos Home e Small Studios por aí! Aqui temos os seguintes ajustes

Low Self a partir de 25 kHz
(Vai cortar todo o “rumble” ou som de trovão)

Tudo flat até 4 kHz

- 2 dB (ou mais) de 4 – 8 kHz
(Aqui vamos cortar onde o ouvido é mas sensível)
Aumento de + 4 dB (ou mais) entre 8.5 – 12 kHz
(Aqui vamos ajustar as freqüências e seus harmônicos)

High Self a partir de 14 kHz seguido de um corte total
(Não se preocupe ainda há mais ajustes pela frente)

2)Stereo Enhancer
Como não sei qual deles você vai usar, vou dizer que aqui você vai ter que usar o “ouvido mesmo”. Pra isso você tem que ter uma “música comercial” a mão (de preferência um CD do mesmo estilo) para fazer uma comparação: sua música parece “espalhada” nas caixa de som (como se fosse um reverb) com uma música do CD? Se estiver você não precisa desse plugin. Como não sei qual que você vai usar, sugiro esse gratuito da Brain.de

Seu funcionamento é bem simples, e você pra começar pode usar os seguinte ajustes:

Deixe todos os ajustes em 50% (width e gain), coloque o Crsfrq do High em 12 kHz e do Mid em 120 Hz. Comece com o ajuste dry/wet em 0 e vá aumentado aos poucos para sentir o que ele fará no som. Para baixar esse plugin eles está

neste link onde há vários plugins desse tipo, baixe o que você achar legal.


3)Compressor
Thereshold: - 4 dB ou Ratio 4:1 (ou mais ou menos)
Release: 250 ms (dependendo o dependendo a música)
Attack: 35 ms

Dica: Nessa postagem O produtor Dennis Zasnicoff explica direitinho como funciona o compressor, quando a função é para ser master. Também vai ser muito últil para sua mixagem.

4)Parametric EQ ou Linear EQ

Aqui vamos “limar” o ajuste do EQ anterior. O que faremos aqui é dar brilho.
Como cortamos em 14 kHz com “high end” aqui aumentamos a partir 12 kHz para dar brilho mais ou menos +2 db.
Cuidado: freqüências ajustadas aqui irão interferir no geral! Se for aumentar, tente a partir de 8 kHz, pra baixo corte, não aumente!

Dica: cortes no primeiro equalizador, empurram freqüências audíveis para esse. Porém sem dosar, o você dar um “super agudo” no som!

5)Limiter
Se no compressor colocamos um ajuste “pesado” aqui nós colocamos um ajuste mais leve, para fazer a música pulsar.

Os ajustes podem ser feitos assim
Threshold: - 3 dB (você escolhe o volume)
Attack: 25 ms
Release: 700 ms (cuidado para não deixar longo demais)

Dica: baixe o plugin Dynamic Range e descubra como está a dinâmica da sua música! Quanto mais dinâmica ela tiver equilibrada com volume.

Abraços!!! Ótima Semana!!

Nenhum comentário: