quarta-feira, 30 de março de 2011

Teste de plugin: Ez Mix (Toontrack)

Salve!!!
Hoje vou falar sobre mais um plugin que testei: o Ez Mix fabricado pela Toontrack (famosa por ter a melhor bateria VSTi a Ez Drummer).

O que ele faz
A proposta desse plugin é conseguir mixar e masterizar da maneira mais rápida possível. Ele foi criado exatamente para que não tem muita noção de disso.
A facilidade com que ele acessa imediato efeitos, equalização e compressão é muita rápida.

DAW que o plugin foi testado
Sony Vegas, Sony Sound Forge, Wavelab, Fruty Loops e Cakewalk Sonar.

Como funciona
Muito simples: após você chamar o mesmo numa pista, bus, master ou até mesmo no programa de masterização você tem acesso imediato aos presets. Possue apenas alguns comandos:

Preset:O nome do preset
Type: diz o tipo de efeito do preset (compressor, reverb, delay, EQ, etc...)
Instrument: O tipo de instrumento (guitarra, voz, bateria, baixo e até tipos de salas)
Shape: Serve para aumentar ou diminuir o efeito pré definido.
Blend: Mistura o efeito (depende o que ele faz)
Level: Controla o volume geral.

Testes

VSTi - Eu testei no Fruit Loops e colocando ele no master é bem rápido conseguir um bom timbre seja de bateria, baixo (sampleado), synth usando seus presets. Isso ajuda a ter resultados mais rápidos ao mixar com os instrumentos analógicos.

Aux – Se for usar aqui, o resultado sai melhor com gravações em Flat (ajustes iguais). O que acontece é que em músicas onde o som já está ajustado, torna-se quase inútil. Porém, numa música crua não mexida resultado fica muito bom principalmente para ajuste “chatos” como voz e guitarra.

Master – Aqui depende do equipamento mesmo. Se não for bem gravado e não tiver um equipamento bom, quase não há resultados. Possivelmente junto você terá que colocar um compressor multibanda ou um limiter para obter um maior volume.

Conclusão
Esse plugin foi feito para os músicos que não querem gastar horas mixando e sim chegar a um resultado bom, audível e rápido para divulgar suas músicas. Vale a pena dar um conferida!

Demo para baixar e video explicativo: Toontrack

Abraços!!

Nenhum comentário: