segunda-feira, 21 de março de 2011

Mixagem e gravação: guitarra e o inferno de Fuzzy!

Salve!!!
Hoje novamente vamos falar sobre um problema que atinge vários guitarristas em suas mixagens: o efeito fuzzy, também conhecido com “harsh”.

1)A origem do fuzzy
O Fuzzy acontece em torno de 2 – 8 kHz e geralmente é quando a regulagem do amplificador está com muito médios ou agudos ou está “despejando” distorção demais!. A distorção está ótima ao vivo, porém devido a fatores como a conversão de analógico para digital, tudo vai perdendo brilho e o que o fator digital mais aumenta, são justamente as partes “brilhosas” ou seja os agudos.

Veja alguns exemplos que podem originar fuzzy:

A)Guitarra fora de fase (isso aparece claramente quando passa pelo “dithter” no CD)
B) Microfone do amplificador está captando ambiente demais
C) Excesso de uso de um tipo só de captador (somente single ou hambucker)
D)Ruídos em cabos.
E)Inexperiência ao regular pedais ou pedaleiras.

2)Como solucionar isso

A) Primeiro de tudo: diminua a distorção do seu pedal/pedaleira/amplificador

B)Um dos piores problemas que existe é que os guitarristas “teimam” em achar que o que eles ouvem é o que vai sair na gravação. Dá pra fazer isso? Sim! Mas você tem um equipamento de R$100.000 a mão? Entendeu? Por isso temos que pensar em 3D, ou seja, “ouvir o que não foi gravado”. Você pode gastar horas de testes para encontrar o som perfeito, ou ir direto ao ponto.

C)Tente outras entradas do seu equipamento (se tiver), reduza o volume (master) e aumente o ganho (gain) aos poucos.

D) Pegue uma guitarra que diferente da sua em captação: se você tem uma com single, pague um com hambucker e vice versa. Porém, se você tem uma que tem single+sinlge+hambucker ou hambucker+single+hambucker alterne os captadores! Grave a mesma coisa em mono e depois separe as duas com pan (bote uma para equerda e outra para direita). Soa esquisito sozinho, mas muito bom quando se junta!

E)Verifique cabos e como está energia do ambiente de gravação.

F)Equipamentos muitos baratos podem ser um problema. Procure bons equipamentos ou com os melhores custo/benefício.

G) Passe várias vezes a música para o CD juntamente com “dither” e procure ver onde você acertou ou errou.

3) Menos é mais!
Você já se perguntou porque muitos guitarristas usam “paredes”? Pra bonito? Talvez, mas a verdade é que a maioria “constroe” blocos de som! Ou seja, eles ligam os stacks uns nos outros com volumes e ganhos diferentes, começando com um menor e terminando num maior. E como fazer isso com um simples equipamento? Basta ter um compressor para dar um bom resultado. Pode ser até numa pedaleira, faça comece com os seguintes ajustes:

Master 4 – Gain 3 – Compressor Level 7 (ajuste a compressão para o máximo).

Você notará que o som saíra “mais pesado” do que o normal.

4)Sua guitarra pode ser boa, e os captadores?
Uma das maiores causas do “fuzzy” é justamente captadores errados. Nesse caso você precisa ter em mente qual o som que quer. Por exemplo, você quer um som que vai do pop ao rock numa boa na sua strato (ou cópia) os captadores Fender Telemex podem ser uma boa pedida. Agora se você quer um som “mais rasgado” uma combinação de Dimarzio Pro (braço) e Symour Duncan Distortion (ponte) pode a solução na sua Les Paul (ou cópia). No site pedal board, há equipamentos e guitarras que os famosos usam.
pedal board

5)Onde se localiza o fuzzy?

Se há excesso de fuzzy, as freqüências entre 5 – 8 kHz podem estar altas demais! Existem 3 boas maneiras de resolver isso:

A)Passando um equalizador paramétrico ou shelve entre 5 – 8 kHz. Coloque uma faixa "parametric" com uma oitava pequena e varra essa freqüências, faça como a figura abaixo:

C)Faça a mesma coisa, só que usando um compressor multi banda.

D)Passe um de-esser (isso mesmo aquele plugin pra voz) nessa faixa também. aqui Nessa postagem um há vídeo de Daniel Waves sobre o assunto!

C)Ao invés de diminuir aqui 5 – 8 kHz diminua aqui: 250 – 400 Hz. Explicação plausível: abaixo de 1 kHz a gente corta, acima pode se aumentar! Isso quer dizer que o som está certo em 5 – 8 kHz, mas errado em outra fraquência. Sempre faça farredura!

F) Low self a partir de 84 Hz e high self a partir de 10 kHz.

Abraços! Ótimos sons!!!

Nenhum comentário: