sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O sucesso depende do quê? 4° – fazer sucesso é como jogar videogame véio!

Continuando nossas postagens, hoje vamos ver o que você é pode ser dentro da música. Eu vou especificar mais a música POP (não estou falando de ser maestro ou algo parecido) e isso é apenas opinião pessoal e experiência que vi e vivi e para fazer isso uma coisa mais “divertida” vamos imaginar que sua carreira na música é um RPG com várias níveis a serem conquistados, afinal como disse o produtor Carlos Miranda: “fazer sucesso é como jogar videogame véio!”

Nível 1 - Roadie
Não precisa entender nada de música para carregar equipamentos. Porém já conheci muitos músicos que eram roadies também músicos e sem contar que muitos artistas que “ralaram peito” foram roadies também pois o seu principal objetivo era estar sempre no meio da música.

Nível 2 – DJ
O que dizer de um DJ? É um músico ou alguém que coloca CD ou MP3 list e deixa a festa rolar? Existem DJ que são instrumentistas que usam o que aprenderam no seus estudos para mixar ao vivo suas músicas (geralmente aqueles cheios de equipamentos e shows são sensacionais), porém outros são apenas “start/stop” manuais. Um DJ para ter destaque (e virar um artista famoso) é necessário ser de tudo pouco: artista, apresentador, músico e animador.

Nível 3 - Ficar em casa
Ficar em casa fazendo o quê? Isso é uma resposta que você deve ter em mente. Geralmente quem trabalha em casa com música são músicos de estúdio e engenheiros de som que depois vão para estúdio com o resultado dos seus trabalhos. Empresários também podem se incluir aqui. Muitos usam a internet e o telefone para fechar vários contratos. Professores também podem se encaixar aqui (somente aqueles que dão aulas particulares). Porém não entendo como ótimos músicos estão em casa, deixando sua música fluir apenas entre 4 paredes!

Nível 4 - Dono de estúdio
Assim como um empresário, o dono de estúdio não precisa ser um músico (mas nunca vi nenhum estúdio onde o dono não seja músico) porém cabe a ele sempre manter em ordem o ambiente de gravação (acústica, equipamentos e engenheiros de som). Vale a mesma coisa pra quem tem um Home Studio e quer ter um dia um estúdio.

Nível 5 – Produtor de show
O produtor de show é o responsável por organizar o show para o artista. Ele precisa cuidar de uma série de coisas (roadies, maquiadores, sonorização, hotéis, camarim, agenda de compromissos) para que o show do artista seja perfeito! O produtor sempre se mantém “colado” no artista, onde quer que ele vá.

Nível 6 - Engenheiro de som
Engenheiro de som é o cara responsável pelas gravações, mixagem e masterização. Pode ter um pra tudo, ou um para cada tipo de trabalho. Ele é responsável por fazer o que o artista e o produtor tem em mente. Precisa ser bem estudado e bem atualizado, e irá mexer com tudo que envolve som, desde acústica, equalização, dinâmica e campo estéreo.
Grau de dificuldade do desafio: 6

Nível 7 – Sideman
Sideman é o “braço direito” de um artista, ele que direciona sua música, que a faz com exatidão o que está no CD no palco, que da alma a ela. Muitos que já foram sideman hoje são artistas e produtores famosos, porém assim como artista, é um desafio em tanto. O segredo do sideman é sempre ser mais estudado que os outros, ter mais alma e mais prática que os outros, para alcançar o sucesso.

Nível 8 Empresário
Tão importante quanto um bom produtor, é um bom empresário. É ele que garante os contratos do artista (shows, gravações, jingles, propagandas, programas de tv, jabá, rádio, eventos sociais) e dará garantia ao mesmo não cair em roubadas! O empresário não precisa ser músico, precisa ser uma pessoa bem apresentável com ótima relação inter pessoal.

Nível 9 Produtor
Produtor é um músico que entende basicamente de tudo: desde instrumentos a gravações, é ele que define como artista vai se comportar, que músicos contratar, que estúdio gravar. Junto com o artista, está em suas mãos definir o sucesso ou o fracasso de uma música. Um artista na mão de um bom produtor se transforma de “água” para “vinho”.

Nível 10 - Artista
Pra começar é o que todo mundo que ser. Quem não quer na música ter fama, sucesso, dinheiro e poder? Ficar 24 horas pro resto da vida só em função disse. Deixar que os outros se preocupe por você e ficar só pensando como vai ser sua próxima música, seu próximo show, sua próxima gravação. Porém pra conseguir isso se você não estiver no lugar certo, não nascer na família certa, não ter os caminhos certos, só resta você “ralar peito” para ficar famoso. Lembre-se: artista que ralam peito são que são imortalizados!

Não importa em qual o nível que você quer alcançar, o importante é fazer bem o que quer e com paixão!


Ótimo fim de semana!!!!

Nenhum comentário: