sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Gravação: as diferenças de Gain, Volume, Loudness, Level e Countour

Essa postagem é longa, mas vale a pena para você aprender a domar um monstro chamado "Volume".
Traduzido do site Learn Songs Faster by Creating a Master Playlist você irá aprender a sutis diferenças entre ganho (Gain), Volume, Altura (level) e super volume (Loudness) além de Countour (controle de médios).
Quando trabalhamos com equipamentos de amplificação de som, se deparamos com este termo em inglês: Gain, volume, level e Loudness que são funções separadas e muitas vezes elas aparecem de uma só vez em um mesmo equipamento! Geralmente encontramos essas funções em mixers (mesas de som), placas de som, amplificadores, potências, aparelhos domésticos e automotivos. Vamos entender cada uma delas separadamente para tirarmos um som melhor do nosso equipamento.

Gain (Ganho)
Este é um termo difícil de ser definido muitas vezes porque é um controle encontrado na maioria dos equipamentos de áudio pelo mundo. Partimos do principio simples que esse controle pode significar o “aumento” de algo por exemplo: ganho de volume, energia (AC) ou corrente. Normalmente referimos a ganho de transmissão, que é o aumento da potência do sinal. Este aumento é quase sempre expressos em dB (decibéis). Este poderia ser o aumento do sinal bruto de sua guitarra ou o microfone antes de entrar em qualquer um dos outros componentes eletrônicos. Para os curiosos, aqui está a equação para calcular o ganho:
Gain = 10 x log (Power out/Power in)

Usando controle de Gain na prática
Para todos os efeitos provavelmente você vai ver um controle de ganho em dois lugares. Uma delas é na placa do mixer (mesa de som) do PA (Public Adress), e o outro é em um amplificador de guitarra. Ambas significam a mesma coisa, tanto quanto eletrônicos vão, mas servem a propósitos diferentes. Na placa do mixer, você verá o ganho na parte superior (geralmente em cima dos controles da equalização). É o primeiro controle que o sinal bruto e quando colocado um microfone ou outro instrumento, vai aumentar esse sinal para um nível suficiente para que o resto dos controles de equalização funcionem corretamente. Você terá como definir este nível de ganho o suficiente para trazer o nível do sinal, porém longe de causar corte ou distorção no sinal. Para este efeito, muitas placas vêm com um botão PFL (Pre-Fader Listen). Este botão permitirá que você veja o sinal real, olhando para os LEDs na placa. Use o microfone em níveis de som normal, regulando para que não haja picos no mixer.
Em um amplificador de guitarra
, a intenção principal, do ganho é de criar uma distorção Você já sabe o que faz, então não há razão em dizer, mas eu tenho uma pequena dica. Deixe seu ganho baixo!Eu também adoro as melodias de solos cara, power chords que explodem o cerébro, mas num estúdio de gravação você geralmente vai pensando que o seu som é impressionante, só para ver o engenheiro de som ter que pegar suas distorções e abaixa-las para - 5 ou - 6 porque o som delas está terrível. A distorção não deve esconder suas habilidades, mas acentuam-las.

Volume
Além de definir o espaço tridimensional, volume também pode ser usado para descrever o nível de potência de um sinal. Então, quando você aumenta o botão de "master volume" no seu amplificador, ele simplesmente significa que você está aumentando a quantidade de energia usada pelo amplificador para aumentar o sinal. Este termo é muito ambíguo, uma vez que é usado em tantos equipamentos diferentes, principalmente para significar o real, porém o seus ouvidos saberão o que não é exatamente verdade. Use com cuidado.

Nota do Palco KH
:
A)A maioria dos equipamentos de gravação/reprodução profissional trabalham com “Master Volume” e “Gain”. Muitas vezes para obtermos um som real é necessários “dosar” os dois sem criar “clip” (passar de 0 dB).Normalmente o volume passa primeiro para "power amp" então o gain passado para o "pré-amp".

B)Nos amplificadores de guitarra para obter um ótimo som limpo, basta deixar o ganho baixo e aumentar o "master". Para obter uma ótima Distorção, abaixe o master e aumente o "Gain".

Level
Este termo é usado para descrever a magnitude do som em referência a algo arbitrário. Mais especificamente, o uso de SPL (nível de pressão sonora) para descrever as ondas sonoras. SPL é um termo calculado a partir do registro da pressão de som em RMS de uma boa medida relacionada a um valor de referência. Basicamente, o que significa que criar uma escala de medida com zero de partida com o menor limite da audição humana. A escala de SPL é mostrada em dB e vai até 130 dB (bem, o infinito, mas o que for), que é o limite da dor para o ouvido humano.

Loudness
Loudness, embora semelhante ao volume e nível, é o que uma função que faz um “super volume” ( muito comum em aparelhos de carro). Este é o primeiro dos nossos termos de terminologia que realmente envolve sons que não somos capazes de ouvir em uma frequência do mesmo nível.O “loudness” é diferente porque é só percebido quando nós nos movemos essa frequência para cima ou para baixo. O gráfico seguinte mostra o nível que o ouvido humano "pensa" (sua audição) e como vocês podem ver, não é correto, na maioria das vezes. As freqüências mais baixas, como o baixo em 40-220 Hz, precisa de mais pressão do som para nós acreditarmos que é igualmente o mais alto que o som em 1 kHz.

Equal Loudness Contours ou Contour
Aqui nós introduzimos um termo chamado de "phon", que é usado para descrever a sonoridade. Você pode ver no gráfico que o contorno phon é diferente para cada nível de dB. O contorno de 120 phon requer menos impulso nas freqüências baixas do que o contorno phon 10. Principalmente por causa da audição. Você também pode ver no gráfico que ouvimos a faixa de 3-4 kHz melhor (por isso um telefone trabalha nessa faixa) pois essa é frequencia da fala.
Nota do Palco KH: Num amplificador, processador de efeitou ou pedal (stomp box) se o mesmo tiver a função “countour” é justamente pra isso, para dar “firmeza” (girando no sentido horário) ou “fraqueza” (girando no sentido anti horário) nas regiões médias como de 2 kHz – 4 kHz.

Ótimas gravações!

Nenhum comentário: