quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Produção: Quando afinar e desafinar é a mesma coisa

Estava procurando no you tube para postar o "melhor dos ídolos do SBT" no meu outro blog (Eu sou o KH) e dei de cara com isso aqui... Não sei quando foi, mas primeiro veja o video depois o comentário a abaixo:



Qualquer músico pode dizer que o cara "realmente conseguia" se tivesse menos nervoso, menos empenhado (mais relaxado), mais aquecido e não ter subido a música uns 4 tons (eu acho que ele subiu pra Sol#) Como você pode ver na música original abaixo:



Meu amigo e grande vocalista Juliano W sempre dizia que em música muitas vezes "enfeitar e enfeiar é a mesma coisa" ou seja fazer tudo simples, depois ver onde dá para fazer uma coisa mais sofisticada, esse video me lembrou bem isso!!!!
Me fez lembrar quando um amigo meu que foi meu professor de guitarra quando a banda dele gravou o 1º CD ele enfeitou demais na guitarra (colocou excesso de notas dissonantes)e o produtor chegou e disse pra ele: deixa mais simples!!!!
Parece até loucura, mas você já notou como são feitas as músicas que estão sempre em 1º lugar nas paradas independentes de jabá ou não? Pegue um violão, você verá que elas são sempre feitas com notas simples. Particularmente ultimamente nesses programas tipo ídolos o que eu vejo é muito “enfeite de voz” e zero de sentimento. Gosto de ver um cantor como o Fábio Júnior bota sentimento quando canta e acho que ultimamente está faltando isso na mídia. Há grandes vocalistas sim, mas quanto colocam o sentimento? A desculpa de muita gente é que hoje em dia não precisa de voz e sim de atitude, mas o que é atitude sem uma voz marcante? Se você pegar a biografia de grandes cantores verá que eles tem uma coisa em comum: canto coral, uma arte que anda sumindo no nosso país que prefere fazer projetos de batuque do que canto. Minha dica pra quem quer cantar, procure um coral, você não irá se arrepender!!!

Nenhum comentário: