segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Gravação: voz é sempre um problema

Como já comentei e como você deve ter visto em inúmeros sites, livros e blog de gravação a voz é sempre considerada o instrumento mais complicado de equalizar.
Na minha nova música (que não é nova verdade é uma regravação) já estou a 2 meses mixando e regravando algumas partes da mesma. Eu vou colocar todos os processos dela em breve quando a mesma ficar pronta, por enquanto vou falar dos problemas que encontrei com a voz na mesma.

1º Etapa
Na primeira vez usei Behringer B1 (microfone), Tube Mic100 (pré amp) e a pedaleira Vamp 2. Esse equipamento é bem “custom” e resolve um monte de problemas (principalmente se você estiver usando um notebook). Porém o meu erro: gravei a voz frase por frase e com reverb. Tenho costume de gravar várias vezes a mesma voz. O que aconteceu aqui? Como a voz já tinha reverb ela não “casou” com o ambiente da música e então toda vez que eu mixava a mesma embolava.

2º Etapa
Na segunda vez o equipamento que usei foi um Behringer B1 (microfone), Tube Mic100 (pré amp), Noise Gate Boss e Line 2 exciter. O resultado foi bem satisfatório, dessa vez não usei reverb e sim um chorus numa voz e um delay (no tempo da música) para ampliar a mesma. Aqui você pode “dosar” o reverb para casar com o ambiente da música.

3º Etapa
Ao colocar essa voz na mixagem, fiz o seguinte:

1)Fiz três vozes usando uma da 1º etapa e outra da 2º etapa. A 3º voz fiz uma junção da duas com um harmonizer usando uma terça acima e uma quinta abaixo.

2)Após isso, usei um compressor multibanda cortando a voz em – 6 dB em 100 Hz, +1 dB em 250 Hz e +2 dB de 2 – 4 kHz. E fiz um render das vozes (juntei tudo numa mesma pista).

3)Com a voz pronta coloquei a mesma na música cortei entre 1.5 kHz – 2 kHz apenas -2 dB.

4) Uma dica útil: muitas vezes ao invés de você aumentar o volume da pista, procure aumentar o ganho da freqüência pra ver o que acontece.

5) Após isso coloquei um reverb dando menos efeito de reverb e mais de reflexão (o som batendo no ambiente).

Em breve você poderá ouvir o resultado disso.

Abraços!

Nenhum comentário: