sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Gravação: Regras de ouro para voz - Parte 1

Regras de ouro para voz

Traduzi esse artigo do produtor Pex"Mahoney" Tufvesson e realmente ele funciona. Fiquei impressionado porque foi uma das coisas que li e de cara funcionou. Nessa primeira parte aprenda as nove regras básicas de fazer uma gravação de voz.



1.Não tente cantar por si. Tenha alguém sempre junto dizendo se o vocal está bom ou ruim.

2.Coloque o microfone numa posição “inatural”. Coloque o microfone numa posição onde ele ficará “surdo”, geralmente em 120 graus da frente de onde o cabo do mesmo está saindo. Tente apontar para o pior ponto de barulho da sala. Geralmente é o eco do telhado, barulho do computador ou ruídos de tráfico da janela.

3.Abra todos os armários e coloque colchões neles e retire os móveis desnecessários do sala. Salas fazias nos dão “ecos de cantos” (canto da parede) tente eliminar o que pode obstruí-los.

4. Sempre cante em pé. Sentado ou agachado deixam a voz fraca.

5. Windshield podem ser construídos com meia de seda (de mulheres). Eles ajudam a prevenir sílabas explosivas (p, k, t, b, s) e deixa quieto o desnecessário.

6.Coloque o cantor a 15 ou 18 cm do microfone. Quando a distancia é longe, pega muito o eco da sala, quando é perto pode haver muita clipagem.

7. Se caso esteja gravando sozinho, pode ser divertido as primeiras vezes. Mas não será daqui a 15 anos.

8.Grave sempre entre 6 e 12 dB. Geralmente os picos não excedem 6 dB durante teste de gravações. Nunca tente arrumar anomalias manualmente. Podem ser feitas, mas não ficarão legais.

9.Use essa seqüência de efeitos: Voz – Equalizador – Compressor – Auto tune – De –esser – Exciter – Echo – reverb. Mixe até todos funcionarem juntos.


Em breve, a segunda parte dessa tradução.

Abraços!

Nenhum comentário: