quinta-feira, 24 de junho de 2010

Produção independente: além do CD

Antes de começar a ler, leia primeiramente essa postagem do produtor Dennis Zasnicoff onde o mesmo destaca porque é importante o artista ter um CD bem gravado. Essa postagem me lembrou uma coisa que minha esposa comentou. Esses tempos numa rádio famosa (que ela estava ouvindo) entrou um ouvinte que não era um ouvinte qualquer, era “mais um músico revoltado” que como sempre começou a falar que: tudo que toca nessa rádio é jabá, que a música que tocava lá não prestava e que o mesmo tinha um site independente que recebia mais de 100 acessos diários e que merecia estar tocando na rádio porque já tinha “ouvintes fiéis”. Porém mais surpreendente que a indignação do músico foi a resposta do radialista: se você tem 100 acessos diários, quantos pessoas ouvem suas músicas inteiras? Quantos shows faz por mês? E nesses shows, quantas vezes você toca suas músicas? Você já tem um cd completo ou continua no Demo? Confesso que a primeira vez que ouvi isso me revoltei também. Mas minha esposa (que minha crítica mais feroz) disse para eu pensar no que o radialista disse. Pois bem, me acalmei e refleti o seguinte e se o radialista tivesse falado isso pra mim acho que chegaria a essa conclusão:

1.Se você tem 100 acessos diários, quantos pessoas ouvem suas músicas inteiras?
Quem está um site de música independente, ou tem seu próprio sabe que em algum lugar (se caso você está usando um plugin de flash player) quantas audições parciais ou totais tem suas músicas. E alguns sites até o número de quantas músicas foram baixadas. Por isso, quando alguém entra no seu site não significa que o ouvinte escutou realmente suas músicas.

2. Quantos shows faz por mês? E nesses shows, quantas vezes você toca suas músicas?
Se um artista ou banda tocar todo fim de semana no mês terá na média 4 shows. Mas a maioria que está na estrada tem até 16 shows ou mais. A pergunta aqui é que, muitos deles tem música própria e costumam divulgar de vez em quando as mesmas (por que sei lá). E com certeza pra quem não está na “grande mídia”o maior desafio é fazer com o público cante suas músicas próprias. Quem se ouvinte canta conhece. Quem conhece começa a procurar o CD ou site de quem canta. Conheço gente que vende quantidade absurdas de CD e você não o escuta em rádio nenhuma.

3. Você já tem um cd completo ou continua no Demo?
O que é um CD completo? Pelo livro “Owsinski - The Mixing Engineers Handbook” um cd completo é aquele que tem músicas prontas, mixadas, masterizadas e já foi prensado. Se ele vai ter produção ou não é outra coisa (Dennis Zasnicoff até comenta isso na postagem) ou seja, é um CD pronto para ser comercializado. Uma dica: você não precisa necessariamente de gravadora para sair comercializando seu CD, pra que existe os shows ou os amigos?

Por isso antes de você sair dizendo que é o “maior injustiçado do mundo” pense no que está fazendo pra ser conhecido. Não vou fantasiar, o jabá existe. Um amigo meu que é produtor já me falou que tem rádios que além de pedir uma quantia absurda pra tocar as músicas anda vão “verificar” se eles podem estar ou não programação (porém não acredito nisso), porém lembre-se que maior que seja o jabá, ele nunca vai ganhar do público. Muitas vezes “a grande mídia” tem que aceitar muitos artistas porque o público quer ouvir os mesmos. Nesse ponto, a internet, a divulgação e venda independente de CD é uma grande arma!

Nenhum comentário: