segunda-feira, 17 de maio de 2010

Pense e reflita: por que você faz música?

A maioria pessoas vai ter duas respostas diretas:

1)Porque sou músico.

2)Fama, reconhecimento e dinheiro.

Sim, todos nós (ou a maioria) procuramos fazer música exatamente por causa disso, mas se nós pegássemos esse “critérios e os analisasse em partes” o que teríamos?

1)Porque sou músico....Que tipo? Amador, semi profissional ou profissional? Toca por prazer ou pro obrigação? De lual, banda ou estúdio? De ouvido ou estudado? Tira a música ou pega pronta na internet? Faz por sentimento ou para aumentar sua renda mensal? Entrou nessa por que tem algo a dizer?

2)Fama... Ser famoso é uma coisa tem dinheiro com fama é outra. Muita gente pode te conhecer de várias formas: em seus shows, de comentários entre amigos, pela internet, etc.... Mas a fama trás reconhecimento e dinheiro? Durante nossa vida toda iremos conhecer músicos com talento “sobre humanos” mas que nunca farão o sucesso que merece. Você já notou que ultimamente o “estudo” não é mais um fator para um músico se torna famoso? E o pior, tem gente que diz que um vocalista não precisa ter voz, só “presença de palco” e que um rock não precisa de guitarra solo? As pessoas estão esquecendo que os maiores músicos que já apareceram na mídia além de muito talento, sentimento e auto estima e tinham estudo!

Já vi músicas perfeitas (você também) para o sucesso serem “enterradas” justamente pela obsessão de seus compositores por não divulgá-las. Uns porque achavam sua própria música ridícula que não valia a pena tocar em público, outros porque foram detonados “por invejosos”, outros porque acham que tudo é "produção e jabá". A pior parte de fazer um música sem dúvida é a “crítica” porém nunca se esqueça que um elogio “envaidece as pessoas” fazem com que elas ache o que estão fazendo está bom, quando não está. É muito mais fácil a gente lembrar de 10 coisas ruins que aconteceram do que 10 boas. Li uma vez um crítico dizendo que já foi o tempo que o cara fazia música por ser rebelde, largar os estudos, aterrorizar a vizinhança e comer as garotas. Hoje em dia a música se tornou comportada demais. E você concorda isso? Se não concorda, coloque ela pra fora e mostre para o mundo! Lembre-se que hoje com um computador, um instrumento e uma idéia dá para fazer milagres...

Boa semana!!!

Nenhum comentário: