quinta-feira, 1 de abril de 2010

Produção: fazendo uma versão

Todo mundo deve ter visto a versão de “We are the world” feita para ajudar as vítimas do terremoto do Haiti, mas apesar de ter “grandes artistas internacionais da atualidade” não agradou os críticos e muita gente comprou o CD mais pela causa nobre mesmo. Versões são muito usadas e alavancaram um monte de gente que começou a carreira artística: Cássia Eller ganhou destaque nacional após fazer um versão MPB de “Por enquanto” do Legião Urbana.



Pet Shop Boys nos anos 80 fez uma versão de “You always on my mind” de Elvis Presley que era tema do seriado “Anjos da Lei”.



E mais recetemente a Banda Hori (cujo o vocalista Fiuk é filho de Fábio Júnior) fez uma versão da música Só você.



Porém pra quem não tem um jabá por trás, a coisa é complicada, por isso novamente é preciso usar bastante de “criatividade” pois uma versão pode ser o que falta em sua carreira. O problema é fazer uma versão “melhor que a original” ou pelo menos que seja diferente ao ponto de chamar atenção do público requer uma atenção mais do que criar uma música, para não ter um “exagero de notas e arranjos” e aí que muita gente “morre pela boca”. Eu já fiz muitas versões (pena não ter nenhuma registrada) com bandas e agradavam em cheio o público assim como já ouvi outras bandas fazendo versões que agradavam em cheio pois as pessoas adoram ouvir músicas conhecidas “com um molho a mais”. Isso muitas vezes é solução para você que não gosta de tocar um música pois acha mesma “um porre” pois é só você pegar o “jiló frito”, colocar uns temperos a mais de deixa-lo com outro gosto. Pense nisso!

Nenhum comentário: