segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Compondo músicas


Esse é um pequeno de guia de composição e criação de músicas que elaborei para você ter futuras idéias.Aqui não nenhuma regra pois na música não a regras (fora o andamento) aqui é o que uso e que muitos amigos usam para criar uma música.

1.A idéia, o violão, o papel e a música.
A música de todas as artes é que mais emana da alma da pessoa. Quando nascemos já ouvimos os sons ao nosso redor antes mesmo de ver e tudo na natureza tem sons, até os pintores pintam ouvindo música para ajudar expressar seus sentimentos assim como os escritores. O porém o primeiro movimento de composição é sempre a idéia e ela pode vir de você de várias maneiras: quando você está feliz ou triste, apaixonado, revoltado, com energia positiva ou negativa, realista ou sonhador não interessa, o que interessa é você ter a idéia para a letra. Quando falo do violão não precisa ser o violão, pode ser qualquer outro instrumento e falo isso porque muitas pessoas só conseguem compor com um instrumento na mão. Porém se você já tem a idéia no papel e não tem instrumento, pode jogar em cima dessa sua letra um música que você conhece fazendo uma "paródia" e isso é metódo de composição que muitos cantores e bandas usam, cito dois exemplos que conheço:
Speed King do Deep Purple foi feita após uma alteração na música Fire de Jimi Hendrix, Axl rose escreveu November Rain em cima de Stairway to Heaven do Led Zeppelin mas é lógico que depois a música cria identidade própria pois se você continuar na paradóia sera "plágio" e logo quando você tiver várias música próprias fara "párodia" de suas próprias músicas!

2.Harmonia e Melodia
Aqui entra a velha questão do estudo. Vou dizer uma verdade: as pessoas com menos estudo (falo daqueles autodidatas que aprendem as posições básicas de um instrumento) podem ter uma bela letra porém pode haver uma dificuldade enorme criar a melodia ou colocar a idéia da mesma para um papel em forma de cifra e por isso poderão precisar da ajuda de alguém mais estudado que ele. Em contrapartida que tem muito conhecimento costuma exagerar na composição pois ele tem tantas opções pra compor que final podem acabar escolhendo uma harmonia ou melodia que não irá casar com a letra está pedindo. Conversando com músicos experientes e produtores musicais todos tem a mesma opinião: A harmonia e melodia da música tem que "colar" na cabeça, que qualquer pessoa possa "assobiar" a mesma, não importa se a música terá duas notas ou duzentas.

3.O estilo
Aqui é totalmente o gosto pessoal isso é uma coisa que nasce com a pessoa. Não adianta querer discutir e nem seguir o que está na moda, se você é do rock e não tem o dom natural para fazer samba não insista! Faça o que te dá prazer. Muitos cantores e Bandas já encerram suas carreiras por se aventurar numa praia que não era deles. Lembre-se "A moda muda"!

4.Arranjos
Por que você acha que maiores arranjistas e compositores são tecladistas?Porque muitos são pianistas formados ou são formados em composição, porém a maioria não é nada disso mas como um teclado sintetisa uma série de instrumentos (sopros, orgãos, cordas, synth) um tecladista dos bons tem mais facilidade de compor todos os instrumentos. Me lembro que uma vez Ivete Sangalo comentou que fazia suas MIDI para ter idéia original da música para depois descutir com os músicos da banda o que fazer para a música melhorar. Lembre-se que todos os instrumentos precisam de técnica, por isso arranjos tem que ser discutidos com cuidado com a equipe.Tenha tudo pronto para entrar e gravar no estúdio.

5.Horas de estúdio
O pesadelo pra quem grava!Apesar dos pequenos estúdios estarem bem equipados assim como os feitos em casa, a hora de estúdio é uma coisa que tem que ser planejada pela banda. Primeiro lugar, veja onde você vai gravar para não ter dor cabeça mais tarde! Tem lugares que fazem o preço da hora de gravação e ainda os da horas de mixagem por isso você deve exigir um trabalho que soe bem pelo menos dentro de um carro! Existem no blog vários poste sobre mixagem e ainda você pode consultar os seguintes sites: http://www.audioclicks.com.br/blog/, http://www.musicaeaudio.com.br/, http://www.audicaocritica.com.br/

Quero que você tenha consiência que não adianta cobrar do estúdio que você paga R$20,00 a hora de gravação a mesma qualidade do estúdio que cobra R$2000,00 a hora! Faça seu CD rodar claramente em qualquer aparelho de som, essa uma das metas. Cuidado com o nervosismo na hora de gravar! Se você não conseguir gravar sua parte instrumental, peça para um amigo mais calmo fazer!Não é vergonha nenhuma é economia de tempo!

Espero que isso ajude a você novas idéias!!! Boas composições!!!



Pra terminar, ouça Lilás de Djavan e veja como um música simples pode ser transformada numa obra arte!

Nenhum comentário: