domingo, 13 de maio de 2018

Opinião: Depressão Musical

Não sou psicológico em tão pouco alguém que faz palestras motivacionais!
Por isso tudo o que digo aqui é mais coisas que "vi e vivi" e infelizmente aconteceu com muitos músicos fantásticos que conheci ao longo da jornada.
A depressão e falta de auto-estima são as "doenças" que atingem a população nesse início de século 21. Um dos fatores mais ligados a isso que a sociedade ocidental anda querendo enfiar na cabeça do jovem que pra ser feliz precisa de "dinheiro, fama, status, ser egoísta, etc..." e quem segue isso realmente corre o risco de se deprimir quando não consegue nada disso, e remédios não vão ajudar. Uma das soluções mais antigas para curar a depressão é a música, mas quando se trabalha com ela todo dia, a pessoa não corre o risco de ficar deprimida?
Corre sim, muitos músicos sofrem de "depressão musical". Você já deve ter ouvido daquele famosa história de um músico famoso largar tudo pro alto e sumir por um tempo, isso geralmente acontece pois quando o mesmo vê que não tem a fama e o status de antes caem em depressão, se isso acontece com eles imagine com quem estava pra se torna famoso e algo deu errado e os que tentam virar famosos. Os mais sujeitos a depressão musical são.

1)Os que são bons instrumentistas/vocalista mas não consegue se relacionar com as pessoas.
2)Os que esnobam o próximo (sempre ficam sozinhos)
3)Os que sempre querem ser melhor que qualquer um (você só pode ser melhor do que você mesmo)
4)Os que esperam pelos outros e não fazem nada por si (já sofri disso)
5)Os que muito talento e ansiedade de mostrar ao mundo o que tem e acabam caindo em contos do vigário.
6)Os que ainda acham que hoje em dia vai cair do céu alguém que o carregue para uma gravadora.
7)Os que não tem coragem e sempre medo de levar não.
8)Os que são ótimos em fazer côver e quando fazem uma coisa própria e não vêem sua carreira decolar voltam a fazer o que faziam. (o tipo mais comum de depressão musical)
9)Os que não tem paciência de estudar um pouco.
10)Os que não botam a "cara pra bater" em festivais ou programas de tv.


Um dos maiores vocalistas que já conheci sofreu muito tempo com isso, a solução dele foi mergulhar nas drogas e jogar videogame o dia inteiro, o cara tem "músicas fantásticas" e uma voz
aveludada onde conseguia tons que a maioria do pessoal consegue só usando falsete ou seja um cara pronto para o sucesso. Ninguém sabe ao certo porque aconteceu isso com ele, uns dizem que foi a ex-namorada, outros dizem que como ele estava há muito tempo na estrada e nada acontecia começou a ficar triste, mas a verdade é que ninguém sabe ao certo. Pra mim, ele espera demais pelos outros... Alguns tipos de músico estão sujeitos a serem vítimas da sua própria ansiedade. A depressão faz com a gente caia num buraco só esperando alguém jogar a terra para tampar, e muitas vezes esquecemos que podemos dar a volta por cima, não há remédio milagroso para isso, o jeito é fortalecer a auto estima.
Você acha que as coisas estão ruins?
Então o que falar de Jason Becker um dos melhores guitarristas do Hard Rock Americano que já apareceu? O cara tocava numa banda com Marty Friedman (ex-Megadeth) e substituiu ninguém menos que Steve Vai na banda de David Lee Roth (ex-Van Halen) ele perdeu os movimentos com uma doença muito rara e quando todos achavam que o cara "morreu vivo", apenas usando o movimento da cabeça e um computador, começou a escrever novamente peças fantásticas para guitarra tocada por outros músicos! Veja o documentário sobre a vida dele abaixo! É uma lição de vida!




Me lembro do Dinho do Capitalista Inicial ter falado na Revista Playboy que um dia ele estava deprimido e tinha chegado no fundo do poço musical, se apresentando em churrascaria, e ele desistiu?Não! Ele a banda fizeram o Acústico da MTV e a carreira deles voltou com uma força que até hoje prevalece. Até Raul Seixas (Autor da música que combate qualquer depressão, Tente Outra Vez) e que teve seus momentos de deprê, logo depois que o Raulzitos e os Panteras não decolou, foi trabalhar na CBS como "caça-talentos", um dia mostrando uma música para o produtor da gravadora finalmente conseguiu gravar um disco e o resto é a história que todos nós conhecemos.
Billy Idol, entrou em deprê logo depois que seu disco "Cyberpunk" foi fiasco total, ele ficou 10 anos sem mexer na carreira e voltou com tudo no ótimo disco "Devils Playground", Chitãozinho e Xororó passaram anos penando em busca do sucesso e quando iam desistindo escutaram a música Tente Outra Vez e tentaram de novo, e hoje dia são o que são, assim como Zezé di Camargo e Luciano que realizaram o sonho de seu pai. Por isso, quando estiver disposto a desistir de tudo, respire fundo e Tente Outra Vez!

Ótimas Gravações!
Postado por:
Rafael "O KH" Dantas
Autor do blog de gravação musical Palco KH e Jovem e Adolescente nos anos 90!
Músico e Técnico em T.I
OMB:13850
Contato:
rafael.kh@gmail.com

Nenhum comentário: