sábado, 5 de dezembro de 2009

Depressão Musical

Depressão Musical

A depressão e falta de auto-estima são as "doenças" que atingem a população nesse início de século 21. Um dos fatores mais ligados a isso que a sociedade ocidental anda querendo enfiar na cabeça do jovem que pra ser feliz precisa de "dinheiro, fama, status, ser egoísta, etc..." e quem segue isso realmente corre o risco de se deprimir quando não consegue nada disso, e remédios não vão ajudar. Uma das soluções mais antigas para curar a depressão é a música, mas quando se trabalha com ela todo dia, a pessoa não corre o risco de ficar deprimida?Corre sim, muitos músicos sofrem de "depressão musical". Você já deve ter ouvido daquele famosa história de um músico famoso largar tudo pro alto e sumir por um tempo, isso geralmente acontece pois quando o mesmo vê que não tem a fama e o status de antes caem em depressão, se isso acontece com eles imagine com quem estava pra se torna famoso e algo deu errado e os que tentam virar famosos. Os mais sujeitos a depressão musical são.


1)Os que são bons instrumentistas/vocalista mas não consegue se relacionar com as pessoas.
2)Os que esnobam o próximo (sempre ficam sozinhos)
3)Os que sempre querem ser melhor que qualquer um (você só pode ser melhor do que você mesmo)
4)Os que esperam pelos outros e não fazem nada por si (já sofri disso)
5)Os que muito talento e ansiedade de mostrar ao mundo o que tem e acabam caindo em contos do vigário.
6)Os que ainda acham que hoje em dia vai cair do céu alguém que o carregue para uma gravadora.
7)Os que não tem coragem e sempre medo de levar não.
8)Os que são ótimos em fazer côver e quando fazem uma coisa própria e não vêem sua carreira decolar voltam a fazer o que faziam. (o tipo mais comum de depressão musical)
9)Os que não tem paciência de estudar um pouco.
10)Os que não botam a "cara pra bater" em festivais ou programas de tv.

Um dos maiores vocalistas que já conheci sofreu muito tempo com isso, a solução dele foi megulhar nas drogas e jogar videogame o dia inteiro, o cara tem "músicas fantásticas" e uma voz aveludada onde conseguia tons que a maioria do pessoal consegue só usando falsete ou seja um cara pronto para o sucesso. Ninguém sabe ao certo porque aconteceu isso com ele, uns dizem que foi a ex-namorada, outros dizem que como ele estava há muito tempo na estrada e nada acontecia começou a ficar triste, mas a verdade é que ninguém sabe ao certo. Pra mim, ele espera demais pelos outros... Alguns tipos de músico estão sujeitos a serem vítimas da sua própria ansiedade. A depressão faz com a gente caia num buraco só esperando alguém jogar a terra para tampar, e muitas vezes esquecemos que podemos dar a volta por cima, não há remédio milagroso para isso, o jeito é fortalecer a auto estima.
Você acha que as coisas estão ruins?Então o que falar de Jason Becker um dos melhores guitarristas do Hard Rock Americano que já apareceu? O cara tocava numa banda com Marty Friedman (ex-Megadeth) e substituiu ninguém menos que Steve Vai na banda de David Lee Roth (ex-Van Halen) ele perdeu os movimentos com uma doença muito rara e quando todos achavam que o cara "morreu vivo", apenas usando o movimento da cabeça e um computador, começou a escrever novamente peças fantásticas para guitarra tocada por outros músicos! Veja a reportagem abaixo da ACB em 2008 (em inglês).



Me lembro do Dinho do Capitalista Inicial ter falado na Revista Playboy que um dia ele estava deprimido e tinha chegado no fundo do poço musical, se apresentando em churrascaria, e ele desistiu?Não! Ele a banda fizeram o Acústico da MTV e a carreira deles voltou com uma força que até hoje prevalece. Até Raul Seixas (Autor da música que combate qualquer depressão, Tente Outra Vez) Teve seus momentos de deprê, logo depois que o Raulzitos e os Panteras não decolou, foi trabalhar na CBS como "caça-talentos", um dia mostrando uma música para o produtor da gravadora finalmente conseguiu gravar um disco e o resto é a história que todos nós conhecemos. Billy Idol, entrou em deprê logo depois que seu disco "Cyberpunk" foi fiasco total, ele ficou 10 anos sem mexer na carreira e voltou com tudo no ótimo disco "Devils Playground", Chitãozinho e Xororó passaram anos penando em busca do sucesso e quando iam desistindo escutaram a música Tente Outra Vez e tentaram de novo, e hoje dia são o que são, assim como Zezé di Camargo e Luciano que realizaram o sonho de seu pai. Por isso, quando estiver disposto a desistir de tudo, respire fundo e Tente Outra Vez!


http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=6578884106878942719#
Opções de postagem
abraços!

Nenhum comentário: